Setor realiza visitas domiciliares, monitoramento da cidade através das armadilhas e visitas quinzenais em pontos estratégicos, como cemitérios, floriculturas e reciclagens
O setor foi dividido em dois grupos para atender a população diariamente – das 07h às 13h e das 13h às 19h – visando intensificar as atividades de rotina, com visitas domiciliares, monitoramento da cidade através das armadilhas e visitas quinzenais em pontos estratégicos, como cemitérios, floriculturas e reciclagens.
– Além disso, o Programa vem atuando com visitas em pontos críticos que são averiguados através de denúncias e dos Agentes Endêmicos. Nossos agentes estão em campo diariamente, portanto, conseguem realizar o levantamento desses locais – destaca o coordenador do Programa, Alexandre Deolindo.
A Secretária de Saúde, Bárbara Lugogo, explica que as projeções são alarmantes para o mês de novembro.
– Estamos em constante contato com a Saúde do Estado e as projeções nos preocupam, e por isso estamos intensificando nossas ações. Para isso, precisamos muito do apoio da população em não deixar água parada acumulada. Estamos fazendo a nossa parte diariamente e pedimos que a população continue auxiliando também – pontua, destacando ainda que ações de orientação nas escolas serão realizadas.
Somente neste ano foram registrados 2.355 casos positivos. “Quem apresentar sintomas como febre, dor atrás dos olhos, vômitos, inchaço ou dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira deve procurar uma Unidade Básica de Saúde”, recomenda a Secretária.
DENÚNCIAS
A Prefeitura Municipal também reforça que as denúncias referente a dengue podem ser feitas através do site da Prefeitura na aba da plataforma 1Doc – protocolos. Desta forma, a equipe de fiscalização consegue mapear as denúncias e ir até o local para averiguar as condições sanitárias. O whatsapp do Programa de Dengue (47) 3345-8283 está à disposição para dúvidas e esclarecimentos.
O link é para gerar o protocolo é: https://penha.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp&s=penha
SINTOMAS E COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO
Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos, devem procurar atendimento médico o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas.
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mantenha caixas, tonéis e barris de água bem tampados, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios e se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo e facilite a entrada dos agentes endêmicos nos imóveis.
Texto: Lyandra Machado
Fotos: Prefeitura de Penha