DINO CHAMA CONCILIAÇÃO E QUER GARANTIR PROIBIÇÃO AO ORÇAMENTO SECRETO

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para 1º de agosto uma audiência de conciliação com o objetivo de garantir o cumprimento da decisão que proibiu o chamado orçamento secreto no Congresso. Pela decisão, devem participar da reunião membros do governo, do Congresso e do Tribunal de Contas da União (TCU), além de representante do Psol, partido que questionou no Supremo o orçamento secreto. 

PF deflagra Operação Rekt contra lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas

- Advertisement -


São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã (29/4), a Operação Rekt, para desarticular uma organização criminosa especializada na prática de crimes de lavagem de dinheiro. Ao todo, 36 pessoas (32 jurídicas; 4 físicas) tiveram os sigilos bancário e fiscal afastados por ordem da Justiça Federal de São Paulo.

Levantamentos preliminares apontam a movimentação atípica de mais de 20 bilhões de reais nas contas bancárias dessas pessoas, motivo pelo qual foi determinado o bloqueio desses valores. Também foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão (3 na cidade de São Paulo; e um na de Limeira/SP) e foi efetuado o bloqueio de mais de 110 milhões de reais da conta bancária de uma corretora de criptoativos.

A investigação apurou um grande esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de fachada, cadastradas em nome de ‘laranjas’. As contas bancárias dessas pessoas jurídicas foram usadas por traficantes de drogas, presos na Operação Planum, deflagrada em outubro de 2018. Analisando as informações obtidas nas buscas e em relatórios de inteligência financeira, foram descobertas transações atípicas bilionárias cujo destino principal era a compra de criptoativos. As diligências policiais feitas hoje têm a finalidade de bloquear o patrimônio da organização criminosa e possibilitar posterior perdimento em favor da União.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de constituição de organização criminosa, com pena 03 a 08 anos e multa, e de lavagem de dinheiro com pena de 03 a 10 anos e multa. Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo/SP.

Será concedida entrevista coletiva, às 10h30, na Superintendência Regional da PF em São Paulo (Rua Hugo D’Antola, 95 – Água Branca, São Paulo – SP). Além da coletiva presencial aos jornalistas, esta será transmitida ao vivo pelo Instagram, através do endereço @pfsaopaulo.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

Contato: (11) 3538-5013   cs.srsp@dpf.gov.br

*** O nome “Rekt” refere-se a uma gíria usada no mercado de criptoativos, que significa a perda severa de patrimônio decorrente de uma transação equivocada ou investimento mal feito.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News