PF investiga garimpo ilegal em terra indígena no Oiapoque

- Advertisement -


Macapá/AP – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20/7) a Operação Kijkoveral*, com o objetivo de desarticular organização criminosa que explora garimpo ilegal no interior da Terra Indígena do Uaçá, no município de Oiapoque/AP.

Cerca de dez policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em residências, sendo uma na capital do estado e outra no município que fica no extremo norte amapaense.

Os trabalhos são resultado de operação conjunta da Policia Federal, Exército Brasileiro e FUNAI, que, no último mês de junho, identificaram atividade garimpeira irregular no interior da Terra Indígena Uaçá.

Após a diligência, a PF iniciou investigação que culminou na operação de hoje, já que as apurações confirmaram a ocorrência da extração ilegal de ouro. O maquinário empregado foi financiado por empresário do município do Oiapoque, que lucrava com a mão de obra indígena.

Os crimes investigados são o de usurpação de patrimônio da União, extração ilegal de minério e organização criminosa, com penas que podem chegar a 13 anos de reclusão e pagamento de multa.

*Kijkoveral era o nome de uma cidade que os holandeses tentaram fundar na região da Guiana. A economia dessa cidade giraria em torno da exploração de mão de obra indígena em garimpos de ouro.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

Instagram: @policiafederalamapa

cs.srap@dpf.gov.br / www.pf.gov.br

Contato: (96) 3213-7500

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News