A partir do próximo domingo, 28/02, o Grêmio começa a disputar sua nona final de Copa do Brasil. Campeão em cinco oportunidades, o Tricolor é o clube brasileiro com maior tradição dentro da competição, sabendo, como ninguém, usar o regulamento a seu favor e fazendo jus à alcunha de clube “copero”.
A partir de hoje, até o próximo sábado, o site oficial do Grêmio, em conjunto com a Grêmio TV, relembra os cinco títulos da Copa do Brasil e o caminho percorrido até a decisão contra o Palmeiras.
Venha com a gente e entre no clima dessa grande final!
É o Tricolor rumo ao hexa!
1989 – O Primeiro Campeão:
A trajetória vitoriosa do Grêmio na Copa do Brasil começou em 1989, ano de sua primeira edição. Desde o início, o Tricolor vislumbrou, nesta competição, o caminho mais curto para chegar à Libertadores da América, o maior torneio do continente e o grande objetivo da instituição.
Sob o comando do técnico Cláudio Duarte, o Tricolor fez sua estreia na competição vencendo o Ibiraçu-ES pelo placar de 1 a 0, jogando fora de casa. Na partida de volta, goleada de 6 a 0 no Estádio Olímpico.
Nas oitavas de final, jogando em Cuiabá, o Grêmio aplicou 5 a 0 no Mixto. Com este resultado, a equipe do Mato Grosso nem veio a Porto Alegre para o jogo de volta e o Tricolor acabou vencendo por W.O.
O Bahia, que eliminara o Cruzeiro, foi o adversário nas quartas de final. Mais uma vez, o primeiro jogo foi realizado fora de casa e o Grêmio venceu por 2 a 0, na Fonte Nova. A classificação às semifinais foi assegurada com uma nova vitória no Olímpico, 1 a 0.
A semifinal foi contra o Flamengo, que havia deixado o Corinthians para trás na fase anterior. No primeiro duelo, no Maracanã, empate em 2 a 2. Um resultado obtido na raça, após estar perdendo por 2 a 0. A partida de volta entrou para a história. Com uma atuação de luxo, o Tricolor goleou o rubro-negro carioca por 6 a 1, no Olímpico Monumental. Um desempenho que indicava o Tricolor como o grande candidato ao título da competição.
E a conquista invicta veio na decisão diante do surpreendente Sport Recife, que deixara pelo caminho Fortaleza, Guarani, Vitória e Goiás. No primeiro jogo da decisão, na Ilha do Retiro lotada, o Grêmio conseguiu segurar o empate sem gols trazendo a decisão para o Estádio Olímpico. Na tarde do dia 2 de setembro de 1989, o Tricolor entrava em campo para fazer história. Com gols de Assis e Cuca, o time do capitão Edinho batia os pernambucanos por 2 a 1, levantando a Copa do Brasil pela primeira vez. Um gesto que viraria rotina na vida do Clube.