Vale ouvir a história contada pelo prefeito
O chefe do executivo porto-belense aproveitou sua participação no podcast do Portal Folha do Estado para falar sobre os avanços de vários setores do seu município e do boom imobiliário que a cidade vem experimentando nos últimos tempos. Também falou sobre sua trajetória política iniciada em 1996 e deu sinais de que continuará trabalhando por sua cidade e seu povo.
O podcast mais uma vez foi apresentado de maneira simples e cordial, pelos jornalistas José Avelino Santana e Elias Tenório, que entre um questionamento e outro, ao prefeito Joel Lucinda (MDB), arrancaram do alcaide-mor da bela Porto Belo as principais informações e as mais importantes afirmações, não apenas na questão de seus moradores, mas também para os setores produtivos do seu município.
Ao abrir o Podcast, José Santana frisou detalhes importantes em relação ao prefeito, suas experiências frente a prefeitura, bem como as ações que vem desenvolvendo para elevar a imagem de Porto Belo, cidade que vem se tornando mais avançada a cada dia, estando hoje equiparada com suas vizinhas Itapema e Bombinhas na área do turismo e nas questões imobiliárias, transformando-se em um “case” de sucesso em Santa Catarina e no Brasil.
Por seu lado, Elias Tenório rasgou elogios aos avanços que o município vem alcançando, assim como a condução firme e decidida que Joel Lucinda vem implementando frente a administração municipal.
A primeira pergunta dos entrevistadores foi sobre política. Eles quiseram saber como o prefeito havia entrado nesse campo, a quanto tempo, que cargos já ocupou, pretensões etc.
Lucinda disse que foi criado no bairro Santa Luzia, onde seu pai tinha um estaleiro de barcos de pesca há 40 anos; que trabalhou no setor, chegou a ser barqueiro, um homem que aprendeu lidar com as coisas do mar. Contou que naquela época, com 24 anos de idade, nada sabia de política. Citou o senhor Marinho (in memoriam) que foi prefeito de Porto Belo. Disse que foi ele quem o convidou para ser candidato a vereador. Decorria então meados do ano de 1995.
Joel contou que ao receber tão honroso convite, a primeira coisa que fez foi ir conversar com seu pai (antigamente havia muito mais respeito para com os pais, ao contrário dos tempos modernos). Isso que ele já tinha 23 anos, era casado e tinha filhos. “Era o respeito que se tinha aos mais velhos”, disse.
De lá pra cá – conta Lucinda – foi se reelegendo a cada pleito, até chegar à condição atual de prefeito de sua cidade (esse detalhe merece um capítulo à parte mais adiante). Joel também relacionou em sua trajetória as quatro vezes que presidiu a Câmara Municipal em seus sete mandatos de vereador. Mas o prefeito também filosofou um pouco: disse que “um cidadão que entra para a vida pública pode até errar, mas não deve persistir no erro”! Ele também disse que seu projeto político era candidatar-se a prefeito de Porto Belo em 2024, mas que a oportunidade havia chegado antes – (por mares nunca dantes navegados) diria o poeta, logo ele que sempre havia se dedicado às coisas marinhas.
NOTA DO REDATOR: “Como está em sua primeira gestão na prefeitura, praticamente é certa a candidatura à reeleição”. Joel Lucinda chegou à Prefeitura por caminhos diferentes. Ele conta que ficou sabendo que o então prefeito Emerson Stein ia deixar o cargo, a fim de se candidatar a uma cadeira na ALESC, e que o vice-prefeito, por motivos particulares, que não citaremos, não assumiria, acabou tendo que assumir a Prefeitura, cargo que ocupa até o presente momento. Portanto, é candidato nato a reeleição.
COMO ESTÁ PORTO BELO HOJE?
(Av. Celso Ramos)
O prefeito Joel Lucinda aproveitou bem sua participação no Podcast da Folha. Ele disse que conhece o município de norte a sul, e de leste a oeste. Que também estava a par da situação da prefeitura quando, a três dias do prazo, foi informado que assumiria os destinos da cidade. Sua resposta foi: “sem problema, se esta é a situação que se apresenta, se isto é o que o município espera de mim, assumo a responsabilidade”.
E assim foi… Hoje a cidade cresce a olhos vistos, em todos os setores, apresenta um comércio forte e diversificado, coerente com a força de trabalho e a disposição de seus moradores. Lucinda ressaltou que o mais importante, nos dias atuais, é pensar 10, 15 anos à frente, pois do jeito que as coisas se encaminham, quem assim não fizer ficará pelo caminho.
INFRAESTRUTURA
A infraestrutura hoteleira de Porto Belo é de excelente padrão, com oferta de mais de 3.000 leitos. Pousadas e campings são outras opções de hospedagem. Há intenso comércio, com destaque para os quatro centros comerciais e, grande número de bares e restaurantes, pizzarias, churrascarias, self service e lanchonetes, além de várias casas noturnas. Porto belo é uma cidade de muitas belezas naturais tais como praias de águas muito claras: um berçário natural e muito mais…
Se você se interessou por esta matéria, você pode assistir na íntegra a entrevista com o prefeito Joel Lucinda. Basta acessar o link abaixo: https://www.youtube.com/live/kl9VjFQC5A0?si=JKAIjzEzve0C0gKa