A Polícia Civil de Santa Catarina, através de investigação realizada pela Delegacia de Polícia da Comarca de Sombrio, com o apoio da Delegacia de Polícia de Balneário Gaivota, deflagrou na manhã desta sexta-feira (18) uma operação com objetivo de dar cumprimento a 18 mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão.
As investigações começaram após um empresário de Balneário Gaivota procurar a Delegacia de Polícia da Comarca de Sombrio e relatar que foi vítima de extorsão por autores que se identificavam como membros de uma organização criminosa do Rio Grande do Sul, que foram contratados para lhe matar. A extorsão resultou em pagamentos para contas bancárias indicadas pelos autores, com valor total aproximado de R$ 200.000,00.
Durante as extorsões, os autores efetuaram disparos de arma de fogo contra a casa da vítima, bem como atearam fogo no escritório profissional da vítima. As investigações conseguiram identificar autores que se encontravam presos no sistema prisional do Rio Grande do Sul, familiares de presos, egressos do sistema prisional e colaboradores na região de Balneário Gaivota, bem como foi possível identificar o real beneficiário dos valores transferidos para as contas indicadas pelos autores.
Nesta sexta-feira, foram dados cumprimentos às ordens judiciais, sendo cumpridas 14 ordens de prisão e 20 mandados de busca e apreensão para a identificação de bens e valores passíveis de serem ressarcidos à vítima, dos quais 10 mandados de prisão cumpridos em Caxias do Sul (RS), 02 em Torres (RS), 01 em Balneário Gaivota e 01 no sistema prisional do Paraná.
A operação “Teia de Galo” contou com o apoio da Delegacia de Polícia do Município de Balneário Gaivota, Delegacia de Polícia do Município de Timbé do Sul, DIC/PCSC de Araranguá, Delegacia de Polícia da Comarca de Santa Rosa do Sul, DRACO de Caxias do Sul, DPHPP de Caxias do Sul, 1ª DP, 2ª DP, 3ª DP, DEAM de Caxias do Sul, DP de Nova Petrópolis, DP de Veranópolis, DP de Farroupilha, DP de São Marcos, DP de Flores da Cunha, 40 policiais penais da SUSEPE/RS, totalizando mais de 100 policiais, além de 25 viaturas policiais.