MALTRATAR ANIMAIS É CRIME GRAVE
Na manhã de ontem (23/8), o Grupo de Operações e Resgate- GOR, juntamente com a Diretoria de Bem Estar Animal de Porto Belo – FAMAP, realizaram algumas fiscalizações de denúncias de maus tratos e animais silvestres presos em cativeiro sem a devida permissão do órgão competente.
Em uma residência no Bairro Alto Perequê, em Porto belo, foram resgatados dois cães vitimas de maus tratos, animais que estavam em local insalubre, escore corporal baixo ( meio que estima o estado nutricional dos animais por meio de avaliação visual e/ou tátil), infestados de parasitas e com uma severa dermatite (sarna). A proprietária dos animais informou a equipe que não tinha condições de levar o animal a um médico veterinário e que estava tratando os animais com medicamento caseiro (pinho).
No mesmo terreno em outra residência foi localizado 05 gaiolas com pássaros silvestres em cativeiro. Foi solicitado ao proprietário das aves a documentação necessária, mas ele informou que os pássaros eram mantidos no local, ilegalmente.
Diante os fatos foi solicitado apoio da Guarda Municipal de Porto Belo para conduzir a proprietária dos cães pelo crime de maus tratos a dois cães e o proprietário das aves por manter animais silvestres presos em cativeiro sem a permissão do órgão competente. Os dois foram conduzidos para a delegacia de Policia Civil de Porto Belo e apresentados a autoridade policial competente para os procedimentos cabíveis.
Os cães foram encaminhados para atendimento veterinário, sendo posteriormente disponibilizados para adoção e as aves encaminhadas para reabilitação e posterior soltura em habitat natural.