Os projetos “Ouvir Mais” e “Mãe Portobelense” foram apresentados nos dias 22 a 24 de abril no II Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde (CIGEPS), na cidade de Amares, Portugal. O evento reuniu, profissionais e especialistas de diversas partes do mundo, para discutir avanços e desafios na área da saúde pública.
Os projetos foram apresentados para membros de várias universidades de Portugal e do Brasil, representantes dos Ministérios da Saúde de ambos os países, além de representantes da Fiocruz Brasil e entidades brasileiras e portuguesas. O Projeto Ouvir Mais, possibilita a entrega de aparelhos auditivos, a pacientes da Rede Pública de Saúde, e o Projeto Mãe Portobelense incentiva o acompanhamento da gestação, com profissionais de diferentes áreas, realizando ainda a entrega de um kit maternidade às mães participantes.
O II CIGEPS proporcionou um ambiente rico em palestras, workshops e fóruns de discussão, onde foram compartilhadas as mais recentes pesquisas e práticas em gestão Pública em Saúde. Mais do que isso, o congresso serviu como plataforma para criação de redes de contatos entre profissionais brasileiros e estrangeiros, visando estabelecer parcerias que possibilitem a ampliação de estudos e diálogos em saúde pública.
Como resultados, dessa participação, foram firmadas parcerias, visando a qualificação dos profissionais na área de saúde pública junto a Universidade de Brasília (UNB), bem como a publicação das experiências exitosas nos anais do II Congresso CIGEPS.