O Governo do Município de Porto Belo através da Procuradoria Geral informa a população que está notificando responsáveis por dez túmulos que encontram-se em estado de abandono no Cemitério Municipal da cidade. Os responsáveis tem até o dia 08 de março para regularizar a situação.
O prefeito Emerson Stein destaca que o problema de vagas no cemitério é de conhecimento de todos e que é preciso reorganizá-lo enquanto o Município realiza estudos ambientais para aquisição de novo espaço. “Muitas sepulturas encontram-se em estado de completo abandono por décadas, sem identificação e sem nenhuma manutenção. Além de ocupar vagas para novos sepultamentos, visto que os restos mortais destas pessoas poderiam estar no ossuário, o abandono das sepulturas também gera problemas na segurança e de insalubridade no Cemitério” – destaca. O prefeito ainda explica que não foram encontradas informações que apontem os responsáveis pelos túmulos notificados neste momento.
A solicitação de manutenção das sepulturas atende as diretrizes nacionais de Saneamento Básico e segue a Lei Municipal 1873/2010, onde consta que as sepulturas dos cemitérios do Município deverão estar identificadas e em bom estado de conservação. O Poder Executivo Municipal, constatando o abandono ou ruína da sepultura em qualquer das hipóteses, elabora laudo de vistoria e notifica o responsável pela sepultura ou seu representante legal. Esta notificação se torna pública na imprensa, já que não foi, até o momento, conhecido ou encontrado o responsável pelas sepulturas em questão. Caso a manutenção das sepulturas não forem realizadas, o Município está autorizado a fazer a exumação dos restos mortais, colocando-os em ossuário ou outro local apropriado.