PORTO BELO: SECRETÁRIO JOHNSON ZUNINO NO PODCAST DA FOLHA DO ESTADO

- Advertisement -

MAIS UM PODCAST DE SUCESSO NA TARDE/NOITE DESTA QUINTA-FEIRA NA FOLHA DO ESTADO

O entrevistado da vez foi o Secretário Municipal do Planejamento de Porto Belo, Johnson Zunino, que entre outros assuntos falou do desenvolvimento de sua cidade e dos vários movimentos que estão sendo elaborados e que serão implementados, especialmente nas áreas do turismo, do crescimento estratégico e infraestrutura. Zunino também respondeu importantes perguntas dos jornalistas José Avelino Santana e Elias Tenório e do corretor de imóveis e integrante da ONG Olho Vivo, Clóvis Louis Areco.
O primeiro inquiridor foi o comandante do Podcast, Jornalista José Santana, que ao citar o crescimento de Porto Belo, fez questão de salientar a transformação do município nos últimos tempos em um verdadeiro “canteiro de obras”. Santana quis saber do secretário como tem sido visto pela administração municipal esse “UP” que vem ocorrendo em todos os setores do município.
Zinino explicou que esse plano de crescimento já vinha de tempos (dos anos de 2009, 2010 e 2011) e que havia chegada a hora de se produzir um novo Plano Diretor, que fosse mais audacioso e permitisse modificações estruturantes em praticamente toda a área urbana da cidade. O secretário lembrou que o Plano antigo vinha desde 1984 (foi modificado entre 2009/2011) e que por isso se fazia necessária a elaboração de um projeto melhor, mais audacioso que acompanhace o desenvolvimento regional e pudesse ser implementado em Porto Belo com a eficiência que a cidade merece (para que o município não ficasse pra trás, uma vez que outras cidades da região já vinham incrementando essas modificações). Zunino contou que participou da elaboração do atual Plano Diretor durante seu mandato como secretário do Planejamento nos anos acima citados, que foi quando foram instituídos os novos zoneamentos no município que deram origem à verticalização do Bairro Perequê, Bairro Jardim Dourado, Bairro Vila Nova e outros, especialmente o centro da cidade (Down Town) a fim de que houvesse um “adensamento” mais horizontal das construções.
Johnson Zunino fez questão de frisar que a elaboração do Plano Diretor nos moldes atuais foi, especificamente, para acompanhar o mercado, saber o que o mercado imobiliário queria e pô-lo à disposição das incorporadoras, construtoras e dos próprios moradores para que pudessem programar melhor e com maior segurança seus empreendimentos. “E foi por isso que a partir de 2017 começou de fato um desenvolvimento mais acelerado, um novo boom como o que vemos hoje em nossa cidade”, destacou.
Mas o secretário foi mais longe: disse que ainda não foi alCançado tudo o que se previa inicialmente, mas que a administração está trabalhando para chegar lá, pois ainda tem muita coisa boa pra acontecer. “Se você olhar hoje para o Perequê, e voltar a olhar daqui dois, três anos, verá que a paisagem terá mudado pra melhor”, arriscou.
Johnson Zunino fez questão de frisar a importância da criação de novos bairros na cidade (exemplo o Perequê) e outros mais, para expandir não apenas o setor de moradias mas o comércio do município como um todo, para que os moradores desses bairros não tivessem que se deslocar a grandes distâncias a fim de adquirir gêneros de primeira necessidade, especialmente. “Hoje nossa população está satisfeita com todas essas modificações e implementações”, afirmou.
O secretário também comentou sobre a valorização desses novos bairros que foram surgindo ao longo do tempo, bairros esses que podem ser chamados de “nobres” por serem tão valorizados: (fala-se em R$ 3.400 reais o metro quadrado).

“Porto Belo realmente está acompanhando a valorização do metro quadrado alcançada por cidades como Itapema, Balneário Camboriú, Penha etc.”, ressaltou Zunino.

Mas o secretário também apontou as deficiências que a cidade experimenta, como o atraso no saneamento básico, por exemplo. Ele não culpou ninguém especificamente por isso, mas salientou que são muitos os “porquês”. Disse que a culpa (se é que há) – deve ser distribuída ao longo das administrações que por um motivo ou por outro, pela burocracia imposta pelos governos federal e estadual, que também não prestaram atenção a Porto Belo – não conseguiram acompanhar e quiçá nem entender o crescimento rápido, expansivo e vertical da cidade.

SANEAMENTO

Zunino ainda deu uma série de informações relativas ao Plano Municipal de Saneamento Básico, falou da implantação de uma nova adutora para o abastecimento de água a ser implementada futuramente, e outros projetos de sustentabilidade que a cidade precisa para acompanhar o desenvolvimento regional e oferecer aos seus moradores, turistas e visitantes melhores condições para os que aqui residem e aos que vêm de fora.

Mas você pode saber melhor tudo o que disse o Secretário do Planejamento de Porto Belo, Johnson Zunino, acessando este link: https://youtube.com/live/d5UVQvVMFhM?feature=share

 

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News