Pre-natal quinzenal e fundamental contra Microcefalia

- Advertisement -

59Na manhã desta quarta-feira (17), na Câmara Federal, o deputado federal Marco Tebaldi enviou um documento de Indicação (INC 2045/2016) para o ministro da Saúde Marcelo Castro, solicitando a intensificação da assistência pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS).

Normalmente, a rotina do pré-natal geralmente exige que a paciente gestante retorne ao consultório do obstetra mensalmente até o sétimo mês de gravidez. Porém os números cada vez maiores de casos de microcefalia, ocasionados pela contaminação do vírus Zika, ligaram o alerta em todo o país. Para Tebaldi, a visita da gestante deve ser feita a cada quinze dias, garantindo a detecção de qualquer anomalia no feto.

“A situação não está fácil. Precisamos nos armar com todos os recursos possíveis no combate desse vírus, dessa epidemia, seja na prevenção, no diagnóstico e também no seu tratamento”, apontou Tebaldi.

O SUS já salienta a importância do pré-natal durante a gestação, principalmente com campanhas de propaganda muito bem disseminadas, mas para Tebaldi, a situação alarmante de casos de microcefalia tornou a visita mensal insuficiente: “A visita quinzenal será fundamental para o controle dos casos da doença e para o seu tratamento”, concluiu o deputado.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News