- Advertisement -
InícioCidadesjoinvillePrefeitura orienta sobre como aproveitar os banhos de rios com segurança

Prefeitura orienta sobre como aproveitar os banhos de rios com segurança

- Advertisement -


Com a chegada do verão, os rios da cidade são um destino procurado por muitos joinvilenses, que se refugiam do calor em meio à natureza. A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), incentiva o turismo rural e os banhos de rios principalmente em locais que possuem infraestrutura adequada para receber as pessoas. Mas também é necessário ficar atendo aos cuidados a serem tomados.

Procure sempre averiguar qual é a profundidade do rio que vai se banhar. Para não machucar os pés nas pedras, algumas pessoas entram no rio de tênis. Isso é perigoso, porque entra água no calçado e ele se torna pesado, arrastando a pessoa para o fundo.

Muitos rios de correnteza têm poços no meio. “O banhista pode achar que está numa área rasa, dar um passo e cair neles. Sempre conheça o local onde vai se banhar”, alerta Paula Medeiros, bombeira do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ).

Outra dica muito importante é nunca mergulhar de cabeça. Crianças sempre devem estar no rio ou em suas margens com a supervisão dos pais ou responsáveis. Se não sabe nadar, não entre em nenhuma área com água além da cintura. Após as refeições, espere uma hora para entrar na água, para evitar congestões.

Os temporais fazem parte do verão. Por isso, é preciso atenção à nascente do rio, para não ser surpreendido por uma tromba tromba-d’água. “Observe na margem o nível da água em alguma pedra. Se subir muito rápido em poucos segundos, corra”, ensina Paula. Os rios de Joinville sofrem influência quando chove na Serra Dona Francisca, ou na Serra do Mar, na divisa com o Paraná. Desta forma, mesmo sem chover no local onde o banhista está, o nível do rio pode subir.

Cuidados com afogamentos

Caso presencie algum afogamento, se você não tem treinamento para tirar alguém da água, a orientação é não entrar no rio para resgatar a vítima.

“Intuitivamente, a pessoa irá te agarrar e isso pode provocar a um segundo afogamento. Então, se tiver uma toalha, uma corda ou um pedaço de bambu, alcance para quem está se afogando tentar agarrar. Arremesse boias, pranchas ou qualquer objeto flutuante. Se entrar na água para resgatar, nunca faça pela frente, aborde por trás. E sempre chame o salva vidas, caso tenha algum no local, ou os Bombeiros, pelo 193”, explica Paula.

Alerta da Defesa Civil

Marnio Luiz Pereira, gerente da Defesa Civil de Joinville, informa que são feitas rondas nas áreas de banho da cidade, em conjunto com a Guarda Municipal, CBVJ e Polícia Militar. “E esses locais contam com placas instaladas pela Defesa Civil, com as orientações que a população deve seguir”, pontua Marnio.

O gerente da Defesa Civil reforça o cuidado com o meio ambiente. “Não deixe lixo na beira dos rios ou resíduos na natureza. Cuidar e preservar as belezas naturais da cidade, garantindo que as futuras gerações possam também aproveitar e se divertir é um dever de todos os cidadãos”, orienta.

Cuidados com animais peçonhentos

Como os rios ficam em meio às matas, é necessário estar atento a cobras e aranhas. Nunca tente capturar um animal peçonhento, chame os Bombeiros. Se for picado, fique deitado e deixe o ferimento na altura do coração. Tirar anéis, pulseiras e outros adornos, já que a picada pode causar inchaço.

“Se fizer trilhas nas matas e encontrar uma serpente, desvie. Lembre-se que ali é o habitat dela, você que está invadindo”, diz o bombeiro voluntário Rafael Wittikowski.

Opções de destinos rurais

Joinville conta com inúmeros locais propícios para banhos de rio em meio à natureza. Muitos são em propriedades rurais que oferecem uma série de serviços de lazer e gastronomia e infraestrutura como área de estacionamento e banheiros.   Para saber mais sobre esses locais, acesse este link que reúne as opções de turismo rural.

- Advertisement -
- Advertisement -
Social
15,000FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
5,000SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever
Ultimas Nóticias
- Advertisement -
Recem postados
- Advertisement -