Defesa civil pede atenção a todos sobre a situação climática
A combinação entre o calor intenso e a umidade favorece a formação de temporais acompanhados de raios e rajadas de vento em Santa Catarina ao longo desta quarta-feira, 17, de acordo com a previsão da Defesa Civil do Estado.
Nas regiões do Médio e Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, as temperaturas podem ultrapassar os 35ºC ao longo do dia. Entre a tarde e à noite, a chance de temporais aumenta nas áreas mais próximas à divisa com o Paraná. As fortes chuvas trazem riscos para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
– Com o calor mais intenso na região do Vale do Itajaí, Norte e Planalto Norte de Santa Catarina, o risco é alto para chuvas intensas associadas a rajadas de vento. Nas demais áreas, a chuva é mais persistente ao longo do dia e pode ter volumes elevados – explica o meteorologista-chefe da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Felipe Theodorovitz.
Um sistema de baixa pressão vindo do Litoral do Rio Grande do Sul deixa o tempo encoberto e chuvoso nas regiões Sul, Planalto Sul e parte da Grande Florianópolis, fazendo com que as temperaturas não subam tanto quanto nos últimos dias, ficando entre os 20ºC e 27ºC.
As chuvas persistem entre esta quarta, 17, e a quinta-feira, 18, aumentando de intensidade e volume, principalmente entre o Planalto Sul e o Sul catarinense. Os modelos indicam que os volumes podem superar os 100 mm nessas regiões, com o risco alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
ORIENTAÇÕES DA DEFESA CIVIL
Com chuvas intensas e temporais, a Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados.
No caso de alagamentos, deve-se evitar o contato com as águas, não dirigir em áreas alagadas e não transitar por pontes ou pontilhões alagados, além de redobrar a atenção com crianças e idosos.
– Nesses dias com calor intenso é bastante comum que tenhamos mudanças bruscas nas condições do tempo, com os temporais que acontecem entre o final da tarde e à noite ganhando força. Em caso de temporais e alagamentos, é importante sempre seguir as recomendações da Defesa Civil – reforça Felipe Theodorovitz.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom