Atuação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, deixa o tempo instável ao longo do domingo (12) em todo o estado, segundo a Defesa Civil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para tempestades em todas as cidades de Santa Catarina. O aviso, de nível laranja, é válido das 12h deste domingo (12) até as 10h de segunda-feira (13) e prevê condições climáticas severas em grande parte do estado. Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para tempestades em todas as cidades de Santa Catarina. O aviso, de nível laranja, é válido das 12h deste domingo (12) até as 10h de segunda-feira (13) e prevê condições climáticas severas em grande parte do estado.
Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h. O alerta também aponta riscos como quedas de galhos, alagamentos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
Em Florianópolis e Litoral Norte, a temperatura mais alta está prevista para amanhã, segunda-feira (13), com máxima de 24 °C. Já a mínima deve ocorrer na quarta-feira (15), com 15 °C.
DEFESA CIVIL TAMBÉM ALERTA PARA TEMPORAIS
A Defesa Civil estadual reforçou o alerta para todo o estado. Segundo o órgão, a atuação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, com centro entre a Argentina e o Uruguai, deixa o tempo instável ao longo deste domingo (12), com possibilidade de temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e até granizo. O risco é considerado moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.
A chuva já começou durante a madrugada no Oeste catarinense e deve se espalhar pelo estado ao longo do dia, conforme a frente fria avança. A partir da tarde, os temporais devem atingir outras regiões de Santa Catarina.
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Em caso de ventos fortes evite transitar e ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia;
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
—————
Da Redação
Informações do Inmet











