PREVISÃO DO TEMPO: FINAL DE SEMANA EM SC TERÁ CHUVA VOLUMOSA E DECLÍNIO DE TEMPERATURAS

- Advertisement -

O primeiro final de semana de julho será marcado por chuva volumosa e temperaturas baixas em Santa Catarina. De acordo como departamento de Monitoramento Meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, a partir da tarde deste sábado, 6, e ao longo de domingo,7, uma frente fria trará tempo instável para Santa Catarina, com chuvas persistentes e intensas, resultando em acumulados elevados em diversas regiões do estado. Já o declínio nas temperaturas pode ser sentido já a partir de ontem, sexta-feira, 5. Neste sábado, as instabilidades se concentram na metade sul, especialmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, e avançam para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense no domingo. 

Os maiores volumes de chuva são esperados no Litoral Sul e Planalto Sul, com acumulados de 100 a 150 mm e pontos específicos chegando a 200 mm, principalmente entre a noite de sábado e a manhã de domingo. Áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte devem registrar entre 50 e 75 mm de chuva, enquanto o restante do estado deve acumular de 30 a 50 mm.

Além das chuvas, uma massa de ar frio provoca declínio acentuado nas temperaturas a partir desta sexta-feira, 5, até segunda-feira, 8. As mínimas no amanhecer de sábado ficam entre 4 a 7°C nos planaltos e 8 a 13°C no restante do estado. As temperaturas não devem passar dos 15°C na maioria das regiões devido à nebulosidade persistente durante as tardes deste fim de semana.

RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento também aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Por Ascom/SDC

Foto: Airton Fernandes / SDC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News