Procon de Blumenau orienta população para a compra de gás de cozinha


O Procon de Blumenau tem monitorado os preços do gás junto às revendedoras e os estabelecimentos. E assim como os outros combustíveis, o gás de cozinha tem seu preço determinado no mercado global pelos movimentos de oferta e demanda. Neste ano, o quilo do gás de cozinha teve aumento de aproximadamente R$ 2,77, gerando um acréscimo de 5,1% no botijão, sendo que em Blumenau o preço médio é de R$ 95,00.

De acordo com o coordenador do Procon, André Moura da Cunha, o valor de venda do gás de cozinha é resultado da incidência de impostos estaduais e que os aumentos gerados neste ano não indicam práticas abusivas. O órgão de defesa do consumidor ressalta ainda que o gás de cozinha é um produto não sujeito ao tabelamento de preços.

“A pesquisa é a melhor forma de adquirir preços mais baixos. Além disso, o consumidor deve-se atentar a alguns cuidados na hora da compra, como conferir se o nome da empresa fornecedora está em alto-relevo, bem como o mês e o ano de fabricação legível”, explica André. 

Além disso, o Procon também orienta os consumidores para outros cuidados na hora da compra, como evitar o botijão amassado, danificado ou mesmo enferrujado.  “Além de comprar somente de revendedores autorizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é importante que o consumidor verifique se o botijão está em boas condições, com lacre, rótulo segurança e que contenha instruções de uso”, reforça o coordenador.

Assessor de Comunicação: Joni César

postada em 17/05/2021 14:21 – 1 visualizações

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News