Alunos do Grupo Escolar Guilhermina Buchele Müller, do bairro Fazenda, tiveram uma aula diferente de inglês nesta semana. Aproximadamente 60 estudantes, do 1º ao 5º ano, foram para o pátio da unidade, com a sua respectiva turma e em horários diferentes, para aprender novas palavras em inglês. No vocabulário, flour (farinha), eggs (ovos), butter (manteiga) e honey (mel), que são ingredientes necessários para a elaboração da receita. A estratégia de ensino é das professoras Maria Cristina Kumm Pontes e Caroline Okxana Costa, que entraram no clima, se vestiram de mestres-cucas, e colocaram, literalmente, a mão na massa.
“Nossa intenção com essa atividade foi mostrar que pode ser divertido aprender uma língua estrangeira e que ela está envolvida no nosso cotidiano de diversas maneiras. Ao ensinar o vocabulário de alimentação, os alunos despertaram o interesse em participar da aula, fazer perguntas e memorizar o que foi experimentado”, afirmam as docentes.
Ao final de cada aula, os alunos puderam degustar a pancake (panqueca) e, na sequência, elaboraram ilustrações e relatos sobre a aula. “Eu descobri como fazer panqueca, aprendi os nomes dos ingredientes em inglês. Foi uma aula bem diferente e divertida”, afirmou a aluna do 5º ano, Beatriz Maestri, sobre a atividade.
“A estratégia é um processo de apropriação e efetivação das construções mentais de quem aprende, relacionada sempre à imaginação, observação, aplicação de fatos e novas situações. E foi, de fato, o que aconteceu nessas aulas de inglês com as nossas professoras”, finaliza a supervisora escolar, Josiane Müller.