sexta-feira, março 21, 2025

PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO APRESENTAM SEUS TRABALHOS DE COMUNICAÇÃO ORAL DE PESQUISA NO COEB 2022

- Advertisement -


Conduzidos pela especialista em história Tamelusa Ceccato, no primeiro dia do COEB 2022, no período das 14h às 16h, quatro profissionais ligadas à rede municipal de ensino apresentaram três trabalhos de comunicação oral de pesquisas.

Débora Raquel Schutz, mestre em educação e diretora de Educação Infantil da Secretaria de Educação da Capital, foi a primeira. Ela abordou “Constituição da Docência e suas Especificações na Educação Infantil e Anos Iniciais: uma genealogia do professor da Educação Básica”.

O objetivo do seu trabalho foi investigar e descrever como os discursos presentes nos documentos curriculares da Rede Municipal de Florianópolis reinstituem a docência e suas especificações nas duas primeiras etapas da Educação Básica, e como normalizam a conduta dos professores em cada uma delas.

Entre as descobertas exibidas na sua conclusão, foi visto que os modos de ser professor se transformaram no decorrer da história e essa transformação foi circunscrita por um conjunto de mecanismos de poder e dispositivos de segurança, governados pelas relações de saber e de poder que produziram diferentes modos de ser professor na sociedade moderna, constituíram diferentes subjetividades docentes.

​Maria Beltar, internauta que acompanhou a apresentação da mestre em Educação, comentou que, as relações entre educadores e educando tem cada vez mais se aproximado das relações humanas. As trocas e as buscas, rumo à construção do saber se dão ao longo do crescimento e evolução de ambos.

A segunda pesquisa intitulada “Educação Integral como Potencial Campo para os Redesenhos Curriculares”, foi apresentada pelas doutoras em educação Paula Cortinhas de Carvalho Becker e Edilene Eva de Lima.

Elas mostraram uma investigação que realizaram sobre a constituição da organização curricular em projetos de educação integral que pretendem uma formação humana integral. Foram objetivo de estudo os projetos: Programa Mais Educação (PME), Escola Pública Integrada (EPI-SC), Programa Escola Integrada (PEI-BH), e Projeto Educação Integral EBIAS.

Como conclusão foi observado que é muito importante a compreensão de conceitos que constituem uma concepção de educação integral, a necessidade de articulação de suas ações com o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o desenvolvimento de projetos na perspectiva interdisciplinar como estratégia metodológica, gestão compartilhada, dialógica, colegiada, intersetorial, formas de otimizar escola e comunidade local, e outras descobertas.

O último trabalho de comunicação oral e pesquisas foi realizado pela mestra em Educação Tatiana Mina Valentim Bernardes que abordou “A Literatura de Temática das Culturas Africanas e Afro-brasileira nos Acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola “PNBE” para a Educação Infantil”.

Foi mapeado e analisado os livros de literatura infantil dos acervos do programa que focavam nas culturas africanas e afro-brasileiras, seja pelo conteúdo, temática, ou pela representação em formato textual e de ilustração.

Foi observado que nos 360 livros que compõem os 4 acervos, em 61 à representação negra e em apenas 12 ela é positiva.

A conclusão do trabalho foi que o racismo não está na pauta de discussões e acaba sendo reforçado, mas que existe uma necessidade de mais atenção nas escolhas e seleções dos livros para inclusão das questões raciais, e também pensar em propostas que se referem ao uso desses títulos nas instituições beneficiadas; entre outras revelações.

O tema geral do evento é “Práticas Pedagógicas Inovadoras e Humanistas: possibilidades para uma Educação Integral”. O evento pode ser acessado através do Portal Educacional da Prefeitura de Florianópolis, via youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgGdhjUeLxFFoanEvDwAQLw

O congresso, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, vai até esta quarta-feira (2) e conta com palestras, conferências e relatos de experiências.

galeria de imagens


- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News