SILVIO SANTOS NA ESTRADA DA VIDA
Um marco na história da comunicação e da TV brasileira! Há 60 anos, Silvio Santos aceitava o desafio e estreava o Programa Silvio Santos, na extinta TV Paulista. Mesmo diante das adversidades, ele vislumbrou o potencial daquele horário vespertino dominical e apostou em um programa repleto de variedades, brincadeiras e prêmios.
A ousadia e visão inovadora de Silvio Santos foram fundamentais para a construção de um legado ímpar na televisão. Ele trouxe alegria, entretenimento e momentos inesquecíveis para milhões de brasileiros ao longo dessas seis décadas.
Programa Silvio Santos é um programa de televisão brasileiro, no formato de auditório e variedades, apresentado e criado pelo consagrado animador Silvio Santos, e exibido atualmente pelo Sistema Brasileiro de Televisão. Teve sua estreia com o nome em 2 de junho de 1963, sendo o programa mais duradouro em todo o mundo apresentado pelo mesmo apresentador. Em 1993, a atração chegou a ser contemplada com o título de programa mais duradouro do mundo pelo Guinness World Records, logo depois perdendo o título para o programa Mosaico na TV, também brasileiro, transmitido desde 16 de julho de 1961.
SILVIO SANTOS NA DÉCADA DE 1960
Silvio Santos iniciou sua carreira na televisão em 3 de junho de 1960, comprando horários na TV Paulista de São Paulo para promover o Baú da Felicidade, através do programa Vamos Brincar de Forca. A atração de meia-hora de duração era exibida no horário nobre das noites de segunda, e tinha entre seus participantes, clientes que eram sorteados ao pagar as mensalidades do carnê em dia – estratégia utilizada até os dias atuais com outros programas apresentados por Silvio Santos – para participar de um tradicional jogo da forca, onde levavam prêmios como utensílios domésticos, brinquedos, eletrodomésticos e vales-brinde que podiam ser resgatados nas lojas do Baú.
RELEMBRANDO A HISTÓRIA – O COMEÇO
Três anos depois, Silvio comprou duas horas da programação da TV Paulista aos domingos, e em 2 de junho de 1963 estreou o Programa Silvio Santos. A atração era inicialmente composta por três quadros: “Cuidado com a Buzina”, que era um show de calouros que escolhia talentos nas categorias masculino, feminino e infantil. Os calouros eram avaliados por um grupo de jurados, e uma vez reprovados, eram “buzinados”. Mas quando eram aprovados, sentavam-se em réplicas de calhambeques colocadas no palco. “Roda Pião”, que era um jogo onde clientes do Baú giravam um pião com números e concorriam a prêmios (sendo esse o formato usado atualmente pelo Pra Ganhar é Só Rodar), e “Justiça dos Homens”, onde eram dramatizados casos reais enviados por telespectadores, e ao final, era dado um veredicto final por pessoas famosas.
O programa foi ganhando mais espaço na grade da TV Paulista à medida que Silvio comprava mais horas da programação de domingo. Com isso, novos quadros foram surgindo, como “Festival da Casa Própria”, onde eram sorteados imóveis aos clientes do Baú; “Rodada de Ouro”, onde os participantes tentavam adivinhar palavras sugerindo letras, ganhando um prêmio em dinheiro a cada rodada, sendo que na última, o prêmio era uma barra de ouro; “Pergunte e Dance”, onde o candidato participava de uma gincana de perguntas e respostas, e caso errasse a resposta, era obrigado a dançar uma música, dentre outros.
MUDANÇA DE ARES
Com a dificuldade financeira das Organizações Victor Costa, o espólio do grupo (que incluía a TV Paulista) é vendido em 1965 para as Organizações Globo. Nessa época, o Programa Silvio Santos já durava cinco horas, e no fim da década de 1960, eram oito horas. A TV Paulista foi oficialmente extinta em 24 de março de 1966, dando lugar a atual TV Globo São Paulo. O Programa Silvio Santos continuou indo ao ar apenas para São Paulo até julho de 1969, quando entrou na grade nacional da Rede Globo. Nessa época alcançou 89 pontos, a quinta maior audiência da história da TV brasileira, o que transformou Silvio em celebridade e fez do Baú da Felicidade um fenômeno de vendas.
É generalizado como um programa de quadros sequenciais de brincadeiras, gincanas, disputas musicais, pegadinhas e outros. Tornou-se a principal atração do SBT aos domingos.
DÉCADA DE 2020 – PASSANDO O BASTÃO
Entre os anos de 2020 e 2021, o programa passou a ser composto apenas de reprises de edições anteriores, em função do afastamento de Silvio Santos devido a pandemia de COVID-19. Entre os dias 30 de maio e 27 de setembro, e os dias 10 e 17 de outubro de 2021, o programa passou a reexibir compilados de atrações de sucesso apresentadas por Silvio, resgatando edições memoráveis de programas como Topa Tudo por Dinheiro, Em Nome do Amor, Qual é a Música?, Show do Milhão, Boa Noite, Cinderela, Show de Calouros, Porta da Esperança, entre outros. Em 1º de agosto, é exibido o primeiro Programa Silvio Santos inédito desde a paralisação em 2020. No entanto, as gravações foram paralisadas novamente devido ao fato do titular testar positivo para a COVID-19, forçando o SBT a voltar a exibir reprises de programas antigos a partir de 15 de agosto. Em 3 de outubro, Patrícia Abravanel passa a comandar provisoriamente o programa do pai, dando continuidade aos quadros exibidos, além de mesclar com a exibição de episódios já gravados com Silvio Santos antes do seu segundo afastamento. No dia 7, Patrícia testou positivo para a COVID-19, suspendendo temporiamente as gravações do programa, voltando a gravar no dia 18 as edições inéditas. Durante o período em que Patrícia ficou afastada, foram exibidos novamente reprises e pegadinhas inéditas.
Em 26 de abril de 2022, Silvio Santos reassume o comando de seu programa após oito meses afastado de suas atividades. Além disso, participou pela primeira vez do Jogo das Três Pistas, disputando contra o apresentador Ratinho, num mini especial apresentado pela sua filha Patrícia Abravanel, numa simbólica cerimônia de passagem de bastão.
Em imagens divulgadas durante uma gravação do programa em 3 de março de 2023 e confirmada durante uma matéria do Fofocalizando, é anunciado que o programa passa a levar o nome de Patrícia Abravanel no título, assim como também é lançada a canção “A Patrícia vem aí”, fixando definitivamente a filha de Silvio Santos no comando da atração, enquanto que o apresentador titular passa a gravar alguns programas em esquema de revezamento, além de especiais do SBT. No dia 4 de junho (HÁ 10 DIAS), foi ao ar a edição especial de 60 anos do programa como o segundo mais antigo em exibição no Brasil, contando com a presença de vários famosos, jornalistas, convidados e até mesmo de autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).
FOI OU NÃO FOI UMA GRANDE EPOPÉIA?
Hoje, a Folha do Estado presta uma singela e merecida homenagem a Silvio Santos, que com sua personalidade carismática e seu talento único, conquistou o coração do público brasileiro e se tornou um ícone da comunicação no nosso País.
Parabéns, Silvio Santos!
Silvio continua firme mesmo com mais de 90 anos. Seu legado, porém, é o legado da Televisão Brasileira, que ficará para sempre gravado na história deste Brasil Brasileiro, Meu Mulato Inzoneiro – como diz a música de Ari Barroso – Aquarela do Brasil!