O projeto de um novo complexo hospitalar da Unimed no bairro Efapi foi apresentado pela direção da cooperativa médica, na manhã desta quarta-feira, ao prefeito João Rodrigues e ao secretário de Desenvolvimento Urbano, Valmor Scolari, na sala de reuniões da prefeitura.
O presidente da Unimed Chapecó, José Pegoraro Foresti, informou que o bairro foi escolhido por ter uma grande concentração populacional e que a obra deve começar no início do ano que vem. A estrutura terá médica complexidade, com opção de alta complexidade. Serão ofertados os serviços que já são oferecidos na unidade do Centro, agregando medicina nuclear.
De acordo com o engenheiro Antônio Schmidt, a primeira etapa prevê um prédio de dez pavimentos, com centro cirúrgico, serviços de imagens, medicinal familiar e medicina nuclear, além de um bloco de apoio para serviços. Nessa primeira etapa seriam 20 mil metros quadrados de edificações, num investimento de R$ 80 milhões, sem contar os equipamentos.
Nas etapas posteriores as edificações podem chegar a 35 mil metros quadrados. A estrutura será construída numa área de 20 mil metros quadrados, dentro de um novo loteamento que será implantado próximo da UFFS.
Representantes da empresa responsável pelo loteamento, a NFJ Folle, também estiveram na reunião, apresentando a proposta de uma área de 90 mil metros quadrados, além dos 20 mil da Unimed. No entorno do hospital seria disponibilizado lotes para estruturas ligadas a área de saúde, como clínicas, farmácias e laboratórios.
O prefeito João Rodrigues disse que é necessário verificar se as edificações não tem restrição do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), mas no que depender da prefeitura será agilizado o processo para aprovação dos projetos.O prefeito disse que a Administração Municipal tem interesse em firmar convênios para atendimento público de saúde da população do bairro Efapi.