sábado, março 15, 2025

PROMOTORIA DE VALÊNCIA DENUNCIA TORCEDORES E CASO VINI JR. CHEGA À JUSTIÇA NA ESPANHA

- Advertisement -

 

TRIBUNAL DECIDIRÁ SE LEVARÁ ACUSADOS À JULGAMENTO

O Ministério Público denunciou torcedores do Valencia por crime de ódio contra o jogador brasileiro Vinícius Jr., chamado-o de ‘macaco’ em partida no domingo (21) na Espanha. Tribunal valenciano decidirá agora se levará espanhóis a julgamento.

O brasileiro Vinicius Jr. deixa o campo no estádio Mestalla, em Valência, após reclamar que torcida o chamou de ‘macaco’ em jogo entre o Real Madrid e o Valencia, em 21 de maio de 2023. — Foto: Alberto Saiz/ AP.

TORCEDORES DEVEM SER JULGADOS

O mesmo Ministério Público de Valência denunciou nesta quinta-feira (25) torcedores do Valencia por crime de ódio contra o jogador brasileiro Vinicius Jr., chamado de ‘macaco’ por parte da torcida do time no domingo (21) em Valência, na Espanha, disse a agência estatal espanhola EFE. A Promotoria afirmou que remeteu o processo aberto sobre o caso a um tribunal de instrução. Agora, um juiz decidirá se abrirá um julgamento contra os torcedores. Na Espanha, as denúncias do Ministério Público passam pela instância de instrução antes de que um juiz decida se os acusados devem virar réus. Além da Promotoria valenciana, a Procuradoria-geral da Espanha também investiga o episódio após uma denúncia feita pelo Real Madrid, clube de Vinicius Jr.

No último domingo, Vini Jr. jogava pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, contra o Valencia. O jogo foi interrompido no segundo tempo, após parte da torcida do time adversário chamar Vini de “macaco”. Durante a partida, o brasileiro apontou para os torcedores que o insultavam, levando o jogo a uma pausa de 10 minutos. Depois, se envolveu em uma briga com os jogadores do Valencia que levou a sua expulsão no segundo tempo. O Real Madrid perdeu o jogo por 1 a 0. A ONU diz que ataque a Vini Jr. é ‘lembrete gritante’ do racismo no futebol, diz agência das Nações Unidas

CRÍTICAS A VINÍCIUS

SANDRA COHEN: Sociólogo valenciano vê atuação da torcida Yomus, de ideologia fascista, nas ofensas racistas contra Vini Jr. Após o jogo, houve uma troca de críticas entre Vinícius Junior e o presidente da LaLiga (o campeonato espanhol), Javier Tebas, nas redes sociais.
Nesta quinta-feira, o cartola disse que não tinha a intenção de criticar Vinicius Jr. e afirmou que a liga tem um histórico de lutas contra o racismo.

- Advertisement -
Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News