PSICANALISTA FALA EM PODCAST SOBRE OS EFEITOS PSÍQUICOS EM VÍTIMAS DE TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO

- Advertisement -

Podcast: veja hoje,(03) às 17h00, ao vivo e transmitido pelos canais FolhaSC, com a “psicanalista” Fernanda Assis, que falará sobre os efeitos psíquicos em vítimas de trabalho análogo a escravidão.

Entenda o caso:  Dias antes, uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 207 trabalhadores, a maioria baianos, que enfrentavam condições de trabalho degradantes na colheita de uva em Bento Gonçalves.

Em discurso  xenofóbico o vereador de Caixas, Sandro Fantinel, defende vinícolas suspeitas de patrocinar trabalho análogo escravo e “aconselha” a contratar argentinos ao invés de baianos. “Deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa pra vocês não se incomodar”, disse Sandro Fantinel

Já o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) abriu processo de investigação contra o vereador Sandro Fantinel (Patriotas) por causa das declarações do parlamentar sobre o resgate de 207 trabalhadores em situações análogas a de escravidão em Bento Gonçalves (RS), na semana passada. Para o MPT, as falas do vereador “são preconceituosas”.  De acordo com o MPT, ele será investigado “por apologia ao trabalho escravo”.

As vinícolas gaúchas Aurora, Garibaldi e Salton terão dez dias para apresentarem documentos que mostrem a relação com a empresa terceirizada Fênix Serviços de Apoio Administrativo e à Gestão de Saúde, flagrada na semana passada mantendo trabalhadores em condição análoga à escravidão em Bento Gonçalves (RS). A determinação veio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT), que promoveu nesta quarta-feira (1º) uma audiência com representantes das vinícolas.

Na segunda-feira (27), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, convocou uma reunião extraordinária da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) e disse que um processo administrativo está sendo instaurado contra as vinícolas.Efeitos em cadeia: O Patriota anunciou nessa quinta-feira (1º) a expulsão do vereador Fantinel do partido.  “O discurso está maculado por grave desrespeito a princípios e direito constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho, já que se referem de forma vil a seres humanos tristemente encontrados em situação degradante. Essa situação torna inconciliável sua permanência nas fileiras do Patriota, partido que prima pelo respeito às leis, à vida e à equidade”, diz nota do partido.

O  vereador ainda incorreu em dois outros crimes tipificados no código penal e o Ministério Público deverá de denunciar o vereador a Justiça.

Nesta quarta-feira (1º), 54 trabalhadores baianos expostos ao trabalho análogos à escravidão foram recebidos na sede da Defensoria Pública da Bahia, em Salvador. As vítimas relataram uma rotina de maus-tratos.

A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou, nesta quinta-feira (2), por unanimidade (21 votos favoráveis e nenhum contrário), a abertura de processo de cassação do mandato do vereador Sandro Fantinel (sem partido)

Em notas, as vinícolas disseram que desconheciam as irregularidades praticadas contra os trabalhadores recrutados pela empresa prestadora de serviços terceirizados.

Veja através do links:
Link: https://youtube.com/@folhaestadosc

https://youtube.com/@FolhaCast

Pode ver também pelo portal www.folhaestado.com

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News