O INVERNO DE 2023 NÃO TEVE A MESMA FORÇA DOS INVERNOS PASSADOS
Assim, esta estação inicia-se logo depois do Inverno e termina com a chegada do Verão, surgindo daí o significado do seu nome. A palavra ‘primavera’, que tem origem no latim ‘primo vere’, que significa “antes do verão”. Conhecida como a estação das flores, porque várias flores desabrocham nessa altura, tornando as paisagens mais bonitas, na Primavera o clima costuma ser bastante agradável.
CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DA PRIMAVERA
Temperatura amena; paisagem florida; maior incidência de chuvas; dias e noite com a mesma duração; reprodução dos animais.
Temperatura amena: na primavera, a temperatura costuma ser bastante amena e agradável, com um ligeiro aumento nas médias térmicas em relação ao inverno, mas também não tão quente quanto o verão.
Paisagem florida: ocorre uma mudança bonita na paisagem, tendo em conta que grande parte das plantas florescem, colorindo a natureza. Com isso, os animais polinizadores ficam mais ativos.
Maior incidência de chuvas: o aumento do calor provoca também o aumento da umidade, fazendo com que chova mais vez na primavera.
Dias e noites têm a mesma duração: em decorrência do movimento de translação da Terra, dias e noites são iguais em duração, no entanto, ao longo da primavera, os dias vão ficando maiores.
Reprodução dos animais: é na primavera que a maior parte dos animais se reproduzem e, especialmente as aves constroem seus ninhos.
COMO SERÁ A PRIMEVARA 2023?
Nesta primavera de 2023 há maior probabilidade de ondas de calor intensas em virtude da atuação do fenômeno El Niño. Logo nos primeiros dias da estação, temperaturas entre 40 e 45°C podem ser registradas no Brasil, o que traz riscos severos à nossa saúde.
O QUE É O EQUINÓCIO DE PRIMAVERA?
Equinócio: o que é e como ver o fenômeno que marca a entrada da primavera. Durante o equinócio, o dia e a noite têm quase a mesma duração. O evento acontece duas vezes ao ano e marca o início da primavera no Hemisfério Sul e do outono no Norte.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE EQUINÓCIO E SOLSTÍCIO?
Solstício e equinócio são eventos astronômicos que assinalam o início de cada uma das quatro estações do ano. Os solstícios marcam o início do verão e do inverno. Já os equinócios inauguram a primavera e o outono.
PRIMAVERA NO BRASIL
Para a maior parte das regiões brasileiras, a primavera costuma ser marcada pelo aumento gradativo de calor. Assim, embora nem sempre aconteça dessa forma, inicialmente com uma temperatura amena, o calor vai aumentando ao longo da primavera para receber o verão. Com o aumento da temperatura, a umidade também aumenta e ocorrem mais chuvas.
PRIMAVERA NOS HEMISFÉRIOS NORTE E SUL
O início e fim da primavera podem sofrer pequenas alterações de dia e hora devido à variação no movimento da órbita terrestre.
Hemisfério sul (onde está localizado o Brasil): 22 ou 23 de setembro até 21 ou 22 de dezembro. É a chamada primavera austral.
Hemisfério norte: 20 ou 21 de março até 20 ou 21 de junho. É a chamada primavera boreal.
O primeiro dia da primavera ocorre com o equinócio, que é um fenômeno astronômico em que o Sol incide com mais intensidade nas regiões mais próximas da linha do Equador.
A translação é a principal responsável pela mudança das estações. A posição da Terra em relação ao Sol explica o fato das estações serem alternadas entre os hemisférios. Quando é primavera no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, é outono no hemisfério norte.
Professor de Geografia, Vinícius Marques