Deputados prometem agilisar verbas parlamentares
Nesta segunda-feira, 11 de novembro, lideranças políticas estiveram reunidas na sede da AMFRI -Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – em Itajaí, para discutir dois importantes projetos de infraestrutura e desenvolvimento ambiental que prometem trazer avanços significativos para a região de Camboriú e municípios circunvizinhos: a pavimentação do Morro do Encano e a criação do Parque Inundável Multiuso de Camboriú.
Presente na reunião, o prefeito eleito de Camboriú lembrou que a pavimentação do Morro do Encano é um projeto antigo, aguardado há muito tempo, que visa aliviar os freqüentes congestionamentos entre Itapema e Camboriú. Ele destacou que com isso a mobilidade local seria facilitada, trazendo mais segurança aos motoristas que por ali trafegam. Pavan disse que a obra representa um avanço na infraestrutura da região, mas também um desafio técnico, já que o terreno apresenta aclives e declives acentuados, dificultando o alargamento da via. Durante a reunião, foram anunciados importantes avanços em relação ao financiamento para o desenvolvimento dessas obras.
Em conversas prévias com os deputados estaduais, Carlos Humberto, Paulinha da Silva e Emerson Stein, Leonel Pavan garantiu um montante de R$ 6 milhões de reais em emendas parlamentares para apoiar a execução da obra. O prefeito em exercício de Camboriú, Junior Cardoso – que em breve assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – também se comprometeu em contribuir com recursos parlamentares.
Ao argumentar sobre as vantagens de resolver logo esses assuntos, Leonel Pavan disse que além de melhorar a mobilidade urbana, a pavimentação também terá o potencial para impulsionar o turismo local, criando uma nova rota que depois de concluída vai atrair um maior número de visitantes e beneficiar o comércio e o setor de serviços da região.
PARQUE INUNDÁVEL MULTIUSO DE CAMBORIÚ: SEGURANÇA HÍDRICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Outro tema central da reunião foi quanto a implantação do Parque Inundável Multiuso, uma iniciativa que busca garantir a segurança hídrica para os moradores de Camboriú e Balneário Camboriú para os anos que se seguem. O Parque servirá como uma reserva artificial de água, oferecendo proteção contra as enchentes, além de garantir o abastecimento de água durante os períodos de seca.
O prefeito eleito, Leonel Pavan enfatizou a importância do projeto para a sustentabilidade da região e destacou a necessidade de mobilizar recursos para viabilizá-lo. Pavan afirmou que a pavimentação do Morro do Encano e a criação do Parque Inundável de Camboriú são projetos que vão além das melhorias imediatas em mobilidade e segurança hídrica. O político disse que eles representam uma oportunidade de desenvolvimento sustentável e de crescimento econômico para toda a região, além de reforçar o compromisso das lideranças locais com o bem-estar da comunidade e o futuro ambiental desta próspera região que cresce a cada dia.
Atualmente, o Parque Inundável está em fase de estudo técnico e deverá passar pelo processo de obtenção de Licença Ambiental de Instalação (LAI) junto ao Instituto do Meio Ambiente – IMA.
A reunião na sede da Amfri foi bastante concorrida, contanto com importantes presenças de lideranças regionais, entre elas o deputado Carlos Humberto, o prefeito em exercício de Camboriú, Junior Cardoso, o prefeito eleito de Camboriú, Leonel Pavan, o prefeito de Ilhota e Presidente da AMFRI – Erico de Oliveira (Dida), do futuro secretário de Planejamento Urbano de Camboriú – Alexandre Metsger, do futuro secretário de Planejamento Urbano de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva e do futuro Diretor-Geral da Emasa – Auri Pavoni.
Com esse apoio conjunto, os próximos passos incluirão a formalização dos recursos parlamentares, e o avanço nos estudos ambientais e de infraestrutura.
Texto: Molina Orval
Fotos: Paulo Ricardo da Silva