PRÉ-CANDIDATO DO PDT – SUGERE QUE A UNIFICAÇÃO DA OPOSIÇÃO É ESSENCIAL

O advogado Allan Schroeder (na foto com Claudir), um dos pré-candidatos anunciados pelo PDT de Balneário Camboriú para concorrer ao cargo de prefeito, disse que o partido está trabalhando pela unificação das oposições para a escolha de uma chapa única para enfrentar as próximas eleições municipais.

Revisão do Plano de Diretor entra em sua fase final

- Advertisement -


O início do ano marca a fase final da revisão do Plano Diretor de Itajaí. Atualmente, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação conclui os trabalhos técnicos para deliberação final no Colégio de Delegados, composto na sua maioria por membros da sociedade civil organizada. A previsão é expedir o processo para a Câmara de Vereadores em fevereiro de 2022.

O novo regramento tem como objetivo garantir e amplificar as conquistas ambientais, econômicas, históricas e sociais na cidade. Ao mesmo tempo, também irá fomentar a prosperidade, facilitar o desenvolvimento e tirar partido das oportunidades de futuro.

Nas primeiras etapas da revisão do Plano Diretor os moradores apresentaram todas as propostas para seus bairros e novas oficinas debateram as soluções com base nessas informações recolhidas na primeira rodada de discussões. As oficinas contemplaram todos os principais bairros da cidade e foram realizadas na forma de audiências públicas, amplamente divulgadas e com a participação aberta à população.

“É um importante passo da cidade junto a um futuro melhor, mais funcional, eficiente e também mais justo para o conjunto dos seus habitantes, incluindo os que atualmente vivem em Itajaí, mas sem esquecer as gerações que haverão de se suceder e que terão como palco de vida o território da cidade”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Participação social

A atualização do Plano Diretor de Itajaí se baseou em uma metodologia inovadora: a elaboração dos Cadernos Técnicos Propositivos, que consistiu na apresentação de um projeto urbanístico onde a legislação proposta combina com projetos estratégicos e ações correlatas.

Nesta fase final, a participação social foi centrada no Colégio de Delegados. Esse colegiado é formado por trinta delegados, reunindo técnicos, dirigentes do poder público e entidades afins, representantes de associações, conselhos profissionais, municipais e regionais e sindicatos, todos eleitos por seus pares e indicados pelas entidades que se apresentaram.

Estágio atual

Na fase atual, se trabalha em detalhes ou pequenas lacunas das votações efetuadas, na finalização das tabelas e no translado das decisões para a forma jurídica, para em seguida efetuar a última rodada de aferições com os delegados e expedir o processo para a Câmara de Vereadores de Itajaí. A previsão é que isso ocorra em fevereiro de 2022.

> Clique aqui e acompanhe todos os processos de revisão do Plano Diretor de Itajaí
 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News