Arsenal, Manchester United, Juventus, Real Madrid e outros times já perderam títulos que estavam encaminhados
Com a vitória do Palmeiras sobre o Fluminense e seu empate com o Cruzeiro, o Botafogo não pode mais conquistar o título do Brasileirão 2023. Dono da melhor campanha de primeiro turno da história da competição, o clube alvinegro dá adeus ao sonho do troféu que pareceu muito próximo, com 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado após a 18ª rodada.
Existe precedente de algo parecido no futebol mundial?
Os torneios de pontos corridos premiam os times mais regulares do início ao fim e, por vezes, a oscilação das equipes trazem desfechos surpreendentes. O caso do Botafogo é a maior “pipocada” do Brasileirão de pontos corridos. Mas, em outras partes do mundo, grandes equipes já perderam títulos que pareciam certos. Confira abaixo grandes “pipocadas” do futebol internacional. Relembre:
Arsenal – 2022/23
Mais fresca na memória dos torcedores, a Premier League 2022/23 teve o Arsenal liderando e chegando a abrir oito pontos de vantagem sobre o Manchester City na 29ª rodada (Com dois jogos a mais. Igualando o número de jogos, o máximo foi de cinco pontos).Com uma série de tropeços no segundo turno e com o crescimento do Manchester City de Pep Guardiola, os Gunners foram deixados para trás e terminaram na segunda posição, com cinco pontos a menos que os rivais. Manchester City levou a melhor na briga contra o Arsenal pelo título da Premier League 2022/23 — Foto: Phil Noble/Reuters.
Manchester United – 1997/98
Em 1998, o Arsenal fez o papel inverso e perseguiu o Manchester United, que chegou a se ver 12 pontos à frente do rival na tabela após a 28ª rodada. É verdade que os Gunners tinham três jogos a menos. Dos 13 jogos restantes, o Arsenal venceu 10, enquanto os Red Devils venceram apenas cinco dos 10 últimos jogos, perdendo assim um título que parecia encaminhado. Manchester United liderou a Premier League 1997/98, mas foi ultrapassado pelo Arsenal nas últimas rodadas — Foto: Getty Images.
Newcastle – 1995/96
Em 1995, o Newcastle recebeu grande investimento e brigou na parte de cima da tabela da Premier League. Na 33ª rodada, a vantagem chegou a ser de 12 pontos que o Manchester United (com um jogo a mais). Liderados por Eric Cantona, os Red Devils fizeram campanha de recuperação e viram queda de rendimento dos rivais, incluindo uma vitória do United no estádio St James’ Park. Eric Cantona liderou Manchester United na busca pela liderança do Newcastle, que chegou a ser de 12 pontos em 1995/96 — Foto: Getty Images.
Urawa Red Diamonds – 2007
Com 74 gols em 76 jogos, Washington, o “Coração Valente”, marcou época com a camisa do Urawa Red Diamonds, do Japão, antes de vestir as camisas de Fluminense e São Paulo. Campeão da Liga Japonesa e da Supercopa do Japão, em 2006, e da Liga dos Campeões da Ásia, em 2007, o Urawa protagonizou uma das maiores “pipocadas” já vistas. A vantagem era de oito pontos sobre o segundo colocado faltando apenas quatro rodadas para o fim da competição. E a equipe de Washington empatou dois jogos e perdeu outros dois na sequência final, enquanto o Kashima Antlers venceu todas as partidas restantes e se sagrou campeão. Washington marcou época no Urawa Red Diamonds, do Japão — Foto: Getty Images.
Real Madrid – 2003/04
Na temporada 2003/04, o Real Madrid abriu oito pontos de vantagem na 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Liderado pelo artilheiro Ronaldo Fenômeno, com outras estrelas, como Figo, Zidane, Raul e David Beckham, o time merengue venceu apenas três dos últimos 12 jogos e terminou na quarta posição. O campeão espanhol da ocasião foi o Valencia, com 77 pontos. Real Madrid “Galáctico” em 2003/04 protagonizou grande “pipocada” no Campeonato Espanhol — Foto: Christof Koepsel/Getty Images.
Juventus – 1999/00
Na temporada 1999/00, a Juventus protagonizou uma “pipocada” histórica no Campeonato Italiano, referência no futebol mundial na época. Com nomes como Pippo Inzaghi, Zinedine Zidane e Del Piero, a Juve tinha 23 jogos de invencibilidade na competição e abriu nove pontos de vantagem faltando oito jogos para o fim. Quatro derrotas nas últimas oito rodadas fizeram a Velha Senhora ser ultrapassada pela Lazio, que conquistou o Scudetto. Simeone e Zidane em duelo entre Lazio e Juventus, em 1999/00 — Foto: Getty Images.
Bordeaux – 2009/10
Então campeão francês, liderado por Yoann Gourcuff e sob os comandos do técnico Laurent Blanc, o Bordeaux fazia ótima campanha no primeiro turno do Campeonato Francês em 2009/10. A equipe chegou a abrir dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado, mas a péssima campanha no segundo turno a colocou na sexta posição, com 14 pontos a menos que o campeão Olympique de Marselha.
Por Redação do ge — Rio de Janeiro