RIO DE JANEIRO: CHUVAS E QUEDA NAS TEMPERATURAS EM VIRADA DO TEMPO NO BRASIL

- Advertisement -

INMET EMITE ALERTAS DE NÍVEL LARANJA DE CHUVAS INTENSAS PARA RIO E SÃO PAULO

O Brasil enfrentou oito ondas de calor em 2023. Apesar da previsão de altas temperaturas se estender até meados de 2024, a previsão para o fim de semana é de redução no calor. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência de baixa é, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste, que terão dias chuvosos pela frente. O calor ainda persiste no Centro, Norte e Nordeste do país, com alertas de chuvas intensas.

Como fica a previsão no país?

O Inmet emitiu alerta de “Perigo” de acumulado de chuvas para o litoral de São Paulo e de chuvas intensas para o Rio de Janeiro. A previsão para o fim de semana é de precipitações de até 100 mm/dia, e ventos intensos. Também há risco de corte de energia, alagamentos e descargas elétricas para as regiões. Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, a queda nas temperaturas está associada às chuvas. Ela explica que uma massa de ar fria se formou no Sul do país na quinta-feira, proporcionada por uma alta pós frontal. Na retaguarda, houve um declínio acentuado no calor e um aumento nas pancadas. Na região sul, a previsão é de chuvas só no Paraná e em Santa Catarina. As temperaturas devem ficar em torno de 15°C, com umidade máxima de 90%.

Quais são os estados com previsão de chuva?

Além da região Sudeste, o Inmet emitiu dois alertas de “Perigo Potencial” para algumas regiões do país. Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Belo Horizonte e São Paulo têm a previsão de chuvas intensas nos próximos dias, com rajadas que podem chegar a 60 km/h. O risco de queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo.

Como fica a previsão do tempo no nordeste?

Em grande parte do Nordeste, o clima fica quente e seco, com umidade mínima de 50%. As temperaturas chegam a 33°C no fim de semana, como em Fortaleza e João Pessoa. A exceção é o sul da Bahia, que está com um alerta de “Perigo Potencial” de chuvas intensas. A previsão é de precipitações de até 50 mm/dia e rajadas intensas.

Por O Globo — Rio de Janeiro

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News