- Advertisement -
InícioBem-EstarROTA DO VINHO DO VALLE DEL CACHAPOAL – CHILE

ROTA DO VINHO DO VALLE DEL CACHAPOAL – CHILE

- Advertisement -
  • Jadi Imóveis
    Jadi Imóveis

Os vinhos Chilenos e seus encantos. Já conheço algumas vinícolas em outras regiões do Chile e estava super empolgada para conhecer um pouco mais sobre a Rota do Vinho do Valle del Cachapoal.

Aos pés da Cordilheira dos Andes, com altas temperaturas no verão e um inverno chuvoso, os vinhedos do Valle del Cachapoal tem características únicas. A região fica localizada na parte central do Chile, a cerca de 100km de Santiago.

Tivemos o enorme prazer de conhecer 2 vinícolas bem diferentes uma da outra e com propostas distintas. Valéria, Gerente da Ruta del Vino Cachapoal nos buscou no hotel logo pela manhã e nos acompanhou nesse delicioso tour pelos vinhedos.

BODEGA MILUNA – RUTA DEL VINO – VALLE DEL CACHAPOAL

Nossa primeira visita foi na Bodega Miluna, uma vinícola artesanal comandada por Don Rodrigo, um fruticultor, agrônomo e enólogo, apaixonado por aquela terra.

Passeamos por toda a propriedade com Don Rodrigo contando diversas histórias e nos mostrando detalhes de tudo que ele faz por lá todos os dias. 

Na Bodega Miluna, eles têm mais 150 variedades de frutas plantadas e 11 cepas distintas de uvas. Eles não usam nada de agrotóxicos em suas plantas e foi uma delícia provar algumas coisas direto do pé. Eu sei que a matéria é sobre vinhos, mas eu preciso destacar quão maravilhosas são as avelãs que Don Rodrigo tem por lá (não lembro de ter comido outras tão saborosas quanto aquelas).

Em toda a Bodega Miluna trabalham somente Don Laurindo e outro ajudante. Eles fazem tudo sozinhos, com muito amor e carinho. Só de chegar ao local e passear pelo lugar com ele, a gente sente o amor envolvido naquele lugar.

Conhecemos um pouco mais sobre o processo de produção, tudo feito de forma manual e degustamos alguns vinhos que ainda estão em processo de produção e outros que já estão engarrafados. 

Adorei o Chardonnay que ainda estava na barrica de carvalho de francês e o Merlot Astillado (uma invenção de Don Rodrigo que vai um pedacinho de carvalho francês na rolha do vinho já engarrafado).

Degustamos os vinhos com azeitonas, avelãs e nozes, todas cultivadas ali mesmo na Bodega Miluna.

No local também são feitos picnics, almoços e jantares mediante reserva. O jardim é lindo, com flores, carvalhos e oliveiras plantadas e o pano de fundo, uma casa cheia de charme com mais de 150 anos.

VIÑA VALLE SECRETO – RUTA DEL VINO – VALLE DEL CACHAPOAL

Começamos nosso tour pela Viña Valle Secreto com Jefry indo nos buscar e organizando um almoço na vinícola com uma típica comida Chilena, o Pastel de Choclo. Enquanto almoçávamos, Jefry já ia nos contando diversas histórias e curiosidades da vinícola e do Valle del Cachapoal.

A Valle Secreto tem uma estrutura incrível e paisagens de perder o fôlego. Não é à toa que muitas festas e casamentos são comemorados por lá.

A Valle Secreto é uma Viña Boutique focada na produção de vinhos de alto padrão. Não somente o tamanho da vinícola, mas todo o processo de produção dos vinhos é diferenciado, juntando o trabalho do vinhedo e vinícola que trabalham de forma separada, mas que se completam.

A engenharia também é um ponto forte na Bodega Valle Secreto, no Valle del Cachapoal. Eles têm um sistema semicircular único no país com diferentes níveis que através da gravidade faz com que as uvas tenham o mínimo de intervenção no processo produtivo do vinho. Despejando o líquido em tanques de inox de 3500 a 7500 litros, tendo uma produção mais eficiente das linhas que eles oferecem ao mercado. Além dos tanques de inox eles também vinificam seus vinhos especiais em mais de 600 barricas de carvalho francês.

Caminhamos um tempo pelos vinhedos, provando algumas uvas e sentindo a brisa fresca que vinha das Cordilheira dos Andes no final do verão. Estendemos nosso passeio até capela que tem na propriedade. Uma Capela encantadora de 1850 e um lindo jardim de flores.

Ainda sobre a vinificação dos vinhos eles também usam aqueles ovos de concreto. Já ouviu falar neles? Os “ovos” que eles usam na vinícola Valle Secreto foram feitos com pedras de um antigo rio que passava na propriedade. As pedras foram trituradas e o “ovo” confeccionado pelos artesãos locais. O principal fator de ser em formato oval, sem cantos ou bordas, é poder permitir a constante movimentação do vinho dentro do recipiente, de acordo com a rotação da terra.

Hora da degustação!

Alejandra a Enóloga da Viña Valle Secreto nos apresentou com toda a sua paixão algumas de suas criações para a vinícola. Pudemos degustar 3 vinhos de 3 linhas diferentes.

A Valle Secreto está presente em mais de 20 países ao redor do mundo e tem diversos vinhos premiados, sendo o mais emblemático, o Profundo, um vinho ícone com uma exclusiva produção anual, que é uma mescla de 5 vinhos tintos envelhecidos por 24 meses em barricas de carvalho francês. 

Quero muito poder voltar ao Valle del Cachapoal e poder conhecer mais histórias e ter mais experiências maravilhosas como essa que tivemos durante essas visitas. A pouco mais de 1h de Santiago, um mundo incrível para descobrir.

Veja onde se hospedar durante sua passagem pelo VALLE DEL CACHAPOAL NESTE ROTEIRO DE 4 DIAS  e confira também um passeio cheio de histórias pela ROTA DO COBRE.

Gostou das informações? Quando for viajar, planeje sua viagem por aqui! Você garante os melhores preços do mercado e descontos, e ainda me ajuda a manter o Blog Conhecendo o Mundo.

Este post é resultado de uma parceria comercial com o blog Conhecendo o Mundo. Ressaltamos que praticamos parcerias comerciais apenas com empresas das quais os serviços já vivenciamos e aprovamos. Tão somente, publicamos informações que acreditamos serem relevantes para você. Entenda à política de monetização do blog Conhecendo o Mundo.

- Advertisement -
Julia Jasper
Julia Jasperhttp://conhecendoomundo.com
O Conhecendo o Mundo nasceu da paixão de compartilhar viagens e experiências ao redor do mundo. Aqui e no blog buscamos trazer dicas e facilitar a vida do viajante. Hoje, somos mais de 30 mil viajantes através do blog e das redes sociais.
- Advertisement -
Social
15,000FãsCurtir
10,000SeguidoresSeguir
5,000SeguidoresSeguir
500InscritosInscrever
Ultimas Nóticias
- Advertisement -
Recem postados
- Advertisement -
  • Jadi Imóveis
    Jadi Imóveis