SAMU ATENDE CRIANÇA QUE SOBREVIVEU A AFOGAMENTO E ALERTA SOBRE PREVENÇÃO

- Advertisement -

Diz o velho ditado: prevenir é melhor que remediar

No Dia dos Pais, a tarde do último domingo, 11/8, foi de renascimento para uma família de Rio do Sul quando uma criança foi resgatada pelo pai após afogamento na piscina de casa. A Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/USA), em uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), prontamente atendeu a vítima que passa bem.

A família acionou o Corpo de Bombeiros, que orientou por telefone sobre as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) na criança até a chegada da viatura. Ao chegar ao local, o Samu/USA seguiu com o atendimento e deslocou a vítima até o Hospital Regional Alto Vale.

Na ação de resgate estavam presentes o condutor socorrista do Samu, Ikaro Thael May, a enfermeira Tânia Paula Brito e a médica Emanuelle Dalle Vedove. “Foi um domingo de renascimento para essa família, por isso a importância de realizar corretamente as orientações dos profissionais após verificar a situação do paciente. O Samu/USA realizou a colocação de manta térmica e um soro aquecido, e após encaminhou a criança até o hospital”, comentou a médica Emanuelle. A criança segue Internada e passa bem.

PREVENÇÃO

Para prevenir os acidentes em piscinas o Samu de Santa Catarina destaca aqui cinco atitudes importantes. Entre elas estão:

• Supervisionar constantemente, evitando crianças sozinhas perto de piscinas.
• Em locais sem salva-vidas, todos são responsáveis por garantir a segurança.
• Estar ciente de como agir rapidamente em caso de urgência.
• Instalar cercas seguras ao redor de piscinas para bloquear o acesso.
• Utilizar ralos com tampa anti-sucção de cabelos.

PROCEDIMENTOS EM CASOS DE AFOGAMENTO INFANTIL:

  • Reconhecimento Rápido: Identifique que alguém está se afogando e precisa de ajuda;
  • Chamada Imediata ao SAMU: Peça a alguém para chamar o SAMU 192 antes de tentar ajudar, garantindo uma resposta especializada;
  • Utilização de Materiais Flutuantes: Forneça qualquer material flutuante disponível para interromper o processo de afogamento;
  • Remoção Segura da Água: Se seguro, remova a criança o mais rápido possível da água;
  • Pronto Atendimento na Borda da Piscina: Inicie os primeiros socorros imediatamente.

Por Ascom/SES

Foto: Arquivo / SECOM

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News