InícioGeralBrasilSANEAMENTO BÁSICO É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ITAPEMA

SANEAMENTO BÁSICO É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ITAPEMA

- Advertisement -

EVENTO OCORREU NO PLENÁRIO DA CÂMARA

Atualizado em 21/04: O Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Itapema foi apresentado em audiência pública.

O objetivo foi a busca pela melhor forma de implantação do sistema na cidade de Itapema. Técnicos especializados no assunto fizeram uma demonstração sobre as necessidades que as cidades têm se adequarem suficientemente para proporcionarem melhor qualidade de vida a seus moradores.

Como se pôde ver, a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos avançou mais uma etapa. A explanação foi na noite de quarta-feira (20/04), através de uma audiência pública, que ocorreu a realização da apresentação dos estudos que, claro, após analisados e aprovados devem ser reaplicado na cidade.

QUEM FEZ A APRESENTAÇÃO?

ITAPEMA 61 ANOS

A apresentação foi realizada por técnicos da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, que é a responsável pela elaboração do documento. Também contou com a participação de representantes do Governo Municipal, empresas concessionárias e da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC).

Além da apresentação do documento, o público presente (composto quase que exclusivamente por gente do setor) também pôde fazer perguntas e tirar todas as dúvidas com relação aos estudos de atualização dos serviços de saneamento básico da cidade e o planejamento para os próximos 20 anos.

QUAL SERÁ A PRÓXIMA ETAPA?

CONSULTE PELO SITE

Será através de uma Consulta Pública que está aberta até dia 29 de Abril no site da Prefeitura de Itapema: www.itapema.sc.gov.br/faaci/consulta-publica-2 – e em seguida o documento será finalizado e encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.

MAS O QUE É O SANEAMENTO BÁSICO?

ETA/Morretes

É o conjunto de todos os serviços como: infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo das águas pluviais urbanas. Toda essa sistemática está calcada na Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, assim como para a política nacional de saneamento. E, pela Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dispõe sobre princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes relativos à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos. Portanto, Saneamento Básico são ações que preservam nossos recursos naturais, promovem a saúde e a qualidade de vida das pessoas, especificamente na prevenção de doenças. Cada Real investido em Saneamento Básico representa uma economia de R$ 9 Reais em gastos com Saúde Pública. Eis aí a grande questão!

O QUE DIZ A LEI?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, quanto a Lei Nacional de Saneamento Básico definem que os municípios devem elaborar seus Planos Municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada desses resíduos.
Tudo isso envolve o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas (como já especificado anteriormente).

MAS VOCÊ SABE COMO SÃO TRATADOS OS ESGOTOS?

A CONASA É A RESPONSÁVEL PELO SETOR EM ITAPEMA

Eles (os esgotos) são transportados das residências ou outras instalações até as estações de tratamento (ETE) – aqui em Itapema, especificamente, esse trabalho vem sendo realizado pela CONASA – passando em seguida por vários processos de tratamento para remoção de poluentes. Depois disso feito, as sobras já tratadas são devolvidas aos rios. Todo esse processo é chamado de Sistema de Esgotamento Sanitário.

O esgoto deve ser tratado porque a falta de saneamento básico pode gerar inúmeros problemas de saúde. Com o tratamento, evita-se as contaminações e a transmissão de várias doenças. Se isso não está sendo feito na sua cidade, cobre de seus governantes para que tomem uma atitude que melhore as condições de vida para todos.

CONQUISTAS NO SANEAMENTO

Capacidade de produção de água tratada aumentou de 150 litros por
segundo para 700 litros por segundo
A rede de distribuição de água passou de 79 km para 286 km
O armazenando de água tratada saltou de 800 mil litros para 9 milhões de
litros;

A reserva de água bruta atingiu 582 milhões de litros com construção e
amplitude das lagoas de reservação.

O Tratamento de esgoto em Itapema, saiu de 0% para cerca de 90%, com 182 km de redes coletoras implantadas

Mas lembre-se: você também é responsável. Não descarte lixo, sobras de óleo de cozinha, papel sanitário, absorventes, fraldas e outros em pias, vasos ou ralos de banheiro.

Você também deve verificar periodicamente a caixa de gordura de sua casa e fazer a limpeza. E, se a rede de esgoto passa defronte sua casa, é sua obrigação fazer a ligação. Certo?

Em outra ocasião vamos abordar um tema também importante: Manter a Cidade limpa é um dever de todos. Até a próxima!

L. Pimentel

Redação
Redaçãohttps://www.facebook.com/jornalfolhadoestadosc
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News