PORTO BELO REALIZA A 3ª EDIÇÃO DO PROGRAMA EMPREGA MAIS

Nesta quarta-feira (24/4), a Praça da Bandeira, no Centro da cidade foi o cenário da 3º edição do programa Emprega Mais Porto Belo. Uma iniciativa do Governo Municipal através da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (SINE),

Saneamento e Meio Ambiente

- Advertisement -

O saneamento é essencial para a proteção do meio ambiente e da saúde pública. O tratamento de esgoto, em especial, evita a contaminação de rios, lagos e oceanos, o que causa sérios danos ao ecossistema e à saúde pública.

Conexão à rede coletora

Todos os imóveis localizados nas regiões com redes coletoras de esgoto instaladas precisam estar conectados ao sistema de tratamento de esgoto. Toda a água utilizada em banheiros, cozinhas e lavanderias deve ser tratada para que retorne ao meio ambiente sem causar danos à natureza e à saúde pública.

Instalação de fossas sépticas

Em locais onde as redes coletoras de esgoto ainda não estão disponíveis, os imóveis devem estar conectados às fossas sépticas equipadas com filtros sumidouros. Elas devem ser projetadas, construídas e mantidas adequadamente. A fossa séptica consiste em um tanque subterrâneo onde o esgoto é armazenado e tratado biologicamente por bactérias anaeróbicas. Desta forma, o tratamento primário será realizado para que o esgoto não contamine o meio ambiente.

Cuide da rede coletora de esgoto

As tubulações das redes coletoras de esgoto estão projetadas para transportar líquidos para o tratamento adequado e o retorno seguro da água ao meio ambiente. Materiais sólidos não podem ser descartados na rede coletora por meio de vasos sanitários. Papel higiênico, absorventes, fraldas, cotonetes, fios dental, fios de cabelo e muitos outras substâncias que não são líquidas precisam ser descartadas em lixeiras. Quando enviadas pela rede coletora podem causar sérios problemas como entupimento e retorno do esgoto para dentro do imóvel.

Não conecte rede pluvial à rede de esgoto

A rede pluvial é projetada para coletar e conduzir as águas das chuvas para locais adequados, como rios, lagos, mares ou outros corpos d’água, enquanto a rede de esgoto é responsável pela coleta e transporte de esgoto doméstico para estações de tratamento de esgoto. Quando a rede pluvial é conectada à rede de esgoto, as águas da chuva se misturam com o esgoto, sobrecarregando o sistema de tratamento, o que pode levar ao transbordamento de esgoto nas ruas e em áreas residenciais.

Não despeje remédios em redes coletoras

Remédios líquidos vencidos não devem ser despejados em pias ou vasos sanitários para irem para o esgoto. Eles causam contaminação da água e prejudicam o meio ambiente e a saúde pública. Os remédios contém substâncias químicas que podem ser prejudiciais às pessoas e à natureza e precisam ser descartados corretamente em postos de coleta específicos para medicamentos vencidos como farmácias ou unidades de saúde.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos