SANTA CATARINA: CHUVAS INTENSAS RETORNAM AO ESTADO NA SEGUNDA E TERÇA-FEIRA

- Advertisement -

PORTANTO PREOCUPAÇÃO COM AS CHEIAS CONTINUA

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram emitiram “Nota Hidrometeorológica” para informar as condições esperadas para os dias 16 e 17 de outubro de 2023 – segunda e terça-feira.
Depois do fim de semana com breve intervalo na chuva intensa, ela retorna a SC entre segunda (16) e terça-feira (17), vem acompanhada de temporais e estará associada à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada com sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. Os acumulados médios de precipitação previstos para o período variam de 60 a 90mm em média nas regiões do Grande Oeste, Planalto Norte, parte do Alto Vale do Itajaí e do Planalto Sul, mas pontualmente devem superar esses valores. Nas demais regiões do estado (Grande Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí), os volumes acumulados variam de 45 a 60mm, com pontuais mais elevados. Na quarta-feira (18), a instabilidade mais intensa se afasta de Santa Catarina e não há previsão de chuva volumosa.

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

Ao longo da manhã de sexta-feira (13), os rios na bacia hidrográfica do rio Itajaí já apresentavam recessão na maior parte dos pontos monitorados, porém ainda em níveis de emergência. Assim, como na bacia hidrográfica do rio do Peixe, no Meio Oeste catarinense, onde os rios se encontram em atenção, mas já apresentando recessão. Ao longo dos próximos dias esses rios devem seguir em declínio.
Já nas bacias hidrográficas dos Rios Negro, Canoinhas e Timbó, nas região do Planalto Norte, e na bacia hidrográfica do Rio Canoas, no Planalto Sul, devido às características dessas regiões, os rios seguem em elevação, já em níveis de emergência, sendo registradas inundações em diversos municípios. A previsão hidrológica indica que os rios no Planalto Norte devem estabilizar, ou seja, parar de subir, entre este domingo (15) e a segunda-feira (16). Na região do Planalto Sul, essa estabilidade só deve ocorrer durante a segunda (16).

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina Fonte: DC/SC.
O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño está favorecendo a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado. Por isso são previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas a períodos de melhoria.
É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News