DINO CHAMA CONCILIAÇÃO E QUER GARANTIR PROIBIÇÃO AO ORÇAMENTO SECRETO

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para 1º de agosto uma audiência de conciliação com o objetivo de garantir o cumprimento da decisão que proibiu o chamado orçamento secreto no Congresso. Pela decisão, devem participar da reunião membros do governo, do Congresso e do Tribunal de Contas da União (TCU), além de representante do Psol, partido que questionou no Supremo o orçamento secreto. 

Santa Catarina completa um mês com trajetória de queda no número diário de óbitos por Covid-19

- Advertisement -


.

Desde o dia 1º de agosto, data em que ocorreram 53 óbitos causados pela Covid-19 em Santa Catarina, o estado apresenta trajetória de queda no número diário de mortes decorrentes do coronavírus. A média diária dos últimos sete dias, contados até esta quinta-feira, dia 3, é de 23 óbitos. A taxa de letalidade catarinense, de 1,27%, é a menor do Brasil e está abaixo da maioria dos países desenvolvidos.

O número de novos casos também dá sinais positivos. O dia com maior número de pacientes que tiveram os primeiros sintomas da Covid-19 foi 20 de julho. Desde então, a trajetória é de redução.

O governador Carlos Moisés atribui os números positivos de Santa Catarina na comparação com outros estados e países às medidas adotadas no início da pandemia, que permitiram adiar o pico da curva de contágio a tempo do fortalecimento da estrutura hospitalar. “Não há registro de nenhum óbito causado por falta de leito nos hospitais catarinenses. Conseguimos evitar aqui uma realidade de países europeus, como a Itália, onde não havia capacidade para atender a todos que precisaram. Com o aumento de 100% na oferta de leitos de UTI adulto, garantimos a menor taxa de letalidade do Brasil e pudemos retomar gradualmente a atividade econômica de forma responsável, preservando também ao máximo possível os empregos”, avalia o governador.

Ele ressalta que, apesar da trajetória de queda nos números, não é hora de baixar a guarda. “Os cuidados necessários são os mesmos do início da pandemia. Só sair de casa quando realmente necessário, manter distanciamento de outras pessoas, usar máscaras e higienizar as mãos constantemente”, frisa Carlos Moisés.

Além da tendência de queda no número de óbitos por dia, Santa Catarina mantém a menor taxa de letalidade do Brasil e a quarta menor mortalidade por 100 mil habitantes, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Esses dois indicadores apresentam dados significativamente mais positivos que a média nacional.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br

Fonte: Governo SC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News