A partir de 4ª-Feira abrem-se os portões dessas duas grandes festas típicas
Paralela a isso, em Itajaí, a tradicional Marejada já está acontecendo no Centreventos, iniciando na última semana o roteiro das Festas de Outubro no estado catarinense. E já na semana que estamos iniciando também começam as duas outras tradicionalíssimas festas da região – a 39ª Oktoberfest de Blumenau, que começa na quarta-feira, dia 9 e segue até 27 de outubro, e a Fenarreco de Brusque, que começa na quinta-feira, dia 10 e segue até dia 20 na antiga capital do tecido.
OKTOBERFEST
Gastronomia é ponto forte da Oktober (Foto Oktoberfest Blumenau).
A festa mais famosa da região e uma das mais tradicionais do Brasil, a Oktoberfest, que ocorre anualmente (com pouquíssimas exceções) no Parque Vila Germânica – Rua Alberto Stein, 199 – na Velha – terá duração de 19 dias, com o objetivo de celebrar a cultura e a tradição germânica que está comemorando 200 anos desde a imigração para o Brasil.
Na Oktoberfest Blumenau um dos destaques também será a gastronomia, com várias opções de pratos típicos alemães. São mais de 150 pratos tradicionais germânicos, como o bretzel e o spätzel, que fazem tanto sucesso durante o evento. Além dos salgados, claro, e dos doces regionais que também são grandes atrações da festa.
O Chopp da Oktoberfest será mais uma vez da Spaten (Foto Oktoberfest Blumenau).
A programação diária da Oktober pode ser conferida através do link da festa, que mais uma vez contará com a participação de diversas bandas tradicionais e também shows nacionais nos camarotes. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento (https://oktoberfestblumenau.com.br/).
FENARRECO – UM FESTAÇO
A Fenarreco, que acontece no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof – Rua Gentil Battisti Archer, s/n – Centro – é a maior festa de Brusque e também uma das maiores do estado de Santa Catarina.
Sua gastronomia típica tornou-se a principal atração do evento que inicia nesta quinta-feira (10), e será regado de um ótimo chope gelado, embalado pelo som das tradicionais músicas germânicas. O prato principal é o ‘marreco recheado com repolho roxo’. Mas os visitantes também podem saborear o eisbein (joelho de porco), salsichas especiais, petisco alemão e o ‘marreco crispy’ – que são tiras empanadas de peito de marreco. Para beber, ah, nisso os visitantes estarão bem à vontade, podendo escolher entre os vários tipos de chope: pilsen, weiss ( que é o chope de trigo), bock ou de vinho.
Marreco é o destaque da gastronomia da Fenarreco (Foto Fenarreco).
Os visitantes ainda podem aproveitar e participar das brincadeiras tradicionais, como o chope em metro, a corrida do tamanco, o serra/serrador e corrida do saco. Outra atração são os grupos folclóricos, que sempre mostram, por meio da música e da dança, a tradição e a cultura germânica dos imigrantes. Em 11 dias, mais de 30 bandas sobem ao palco para animar o público, desde às 11h até a madrugada. A entrada da Fenarreco é gratuita todos os dias.
Com entrada gratuita, Fenarreco também tem chopp gelado esperando o público (Foto Fenarreco).