EDITORIAL: NÚMERO DE MORTES E DOENÇAS POR AGROTÓXICOS ESTÁ SUBESTIMADO

Quando ainda no governo de Jair Bolsonaro, a então ministra da Agricultura, a matrogrossense Tereza Cristina, pressionada por parceiros internacionais preocupados com a imensa quantidade de agrotóxicos liberada pelo governo, recorreu a mais uma mitologia para tentar explicar. Ela disse que o clima no Brasil não era favorável ao cultivo de orgânicos e só restava aos produtores a alternativa de bafejar pesticidas sobre as plantações. Ora bolas!

São José: COM ÓCULOS APRENDO MUITO MAIS

- Advertisement -

A... são joséCrianças em idade escolar necessitam de atenção especial no que se refere à saúde da visão, pois essa dificuldade interfere no seu desempenho na sala de aula e na inserção social. Alguns problemas podem ser solucionados com o uso de óculos, melhorando assim a sua qualidade de vida.

A Secretaria Municipal de Educação de São José, entre as muitas ações do cotidiano, dedica especial atenção ao “Programa Saúde do Escolar”. Programa esse em que estão incluídos os projetos Escola de Pais, Psicologia Escolar e Acuidade Visual e o programa EMFRENTE – Enfrentamento e Manejo das Violências Infanto-juvenis – atendendo diretamente aos alunos da rede pública municipal de São José.

A Lei 5120/2011 de autoria da então vereadora Méri Hang, autoriza o Poder Executivo a realizar exames oftalmológicos básicos e a fornecer óculos de grau para alunos matriculados nos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental. Portanto, na tentativa de minimizar os problemas de acuidade visual, a Secretaria da Educação, em 2014, deu início ao processo de investigação e consultas realizadas por profissionais da área médica, conforme orientações da Câmara Técnica de Oftalmologia.

No dia 04 de abril, por ocasião da entrega de óculos no Colégio Maria Luiza de Melo, o aluno do segundo ano Cauã Listenfeld com miopia, estava ansioso para recebê-los.  A mãe Gisele Listenfeld expressou sua satisfação em ver finalizada à espera por um momento que parecia tão distante.

Já no dia 05 de abril, alunos de outras instituições educacionais da Rede Municipal também receberam, totalizando nesta primeira etapa 83 óculos. Cita-se aqui as alunas Amanda Cardoso da Silva do CEM Jardim Solemar e Bruna Ribeiro dos Santos do CEM Santa Ana que gostaram das armações modernas e coloridas, muito mais atrativas para meninas da idade. O programa terá sua continuidade no decorrer deste ano e irá atender outras escolas do município.

A Secretária Méri Hang fez questão de entregar pessoalmente os óculos para cada criança, revelando sua emoção ao ver concretizado mais um sonho, que acredita ser de fundamental importância na vida escolar de alunos com dificuldade visual e em sua fala destaca: “Com esses óculos vocês aprenderão muito mais”.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos