CHUVAS FORTES, VENTANIAS E QUEDA DE GRANIZO TAMBÉM SÃO ESPERADOS
Prognóstico de chuva no Brasil entre os dias 20 e 27 de novembro — Foto: INMET/Reprodução. Uma nova frente fria se formou sobre a região Sul e vai provocar temporais na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e, também, no oeste do estado, que segue em alerta laranja. Áreas de instabilidade se formaram devido ao ar quente e úmido sobre o Estado, e com isso, ao longo desta quarta-feira (22/11), esse sistema vai se deslocar rapidamente pelo Rio Grande do Sul e atingir também Santa Catarina e Paraná até o fim do dia. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão indica temporais com ventos acima de 70 km/h, queda de granizo e chuva localmente forte. No sul e noroeste gaúcho, os volumes de chuva podem variar entre 50 e 100 milímetros. Nas demais áreas, o acumulado deve ficar entre 30 e 60mm.
A partir de amanhã, quinta-feira (23/11), o tempo volta a ficar seco no Rio Grande do Sul, porém os temporais se deslocam rapidamente para o norte de Santa Catarina e Paraná. Na sexta-feira (24/11) a chuva se concentra no norte do Paraná, mas com menor intensidade. A partir do fim de semana, as temperaturas começam a cair, com ventos vindos do sul e do sudeste, responsáveis por trazer uma massa de ar frio e seco que vai se manter durante o sábado (25/11).
Em São Paulo e em toda região Centro-Oeste há previsão de pancadas de chuva localizadas devido à organização de um canal de umidade. Os volumes podem superar os 50 milímetros e serem acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.
CHUVAS EXTREMAS GERAM PREJUÍZO BILIONÁRIO NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA
Enchentes afetaram Santa Catarina, como no rio Itajaí-Açú, em Rio do Sul — Foto: Roberto Zacaria/Secom. O Sul do Brasil está sendo atingido por muita chuva nos últimos meses devido ao fenômeno El Niño. Recentemente, fortes precipitações causaram enchentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além das perdas humanas e materiais, a produção agrícola sulista também tem sido prejudicada pelas condições climáticas extremas. Santa Catarina já estima uma perda de R$ 2 bilhões na agricultura. O Paraná prevê um prejuízo de 30% da safra do trigo e o Rio Grande do Sul anunciou um atraso no plantio da soja.
A semana de 20 a 27 de novembro continua a preocupar os estados da Região Sul do país. Há previsão de mais chuva e ventania para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e as instabilidades ganham força nos próximos dias, segundo o Climatempo.
Por Marcos Fantin e Bianca Anacleto — São Paulo