Neste sábado, dia 23, a Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus) estará com 14 unidades abertas para vacinação contra Influenza, em um dia de intensificação da vacina. Os sete Ambulatórios Gerais e outras sete unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) atenderão exclusivamente por agendamento apenas aquelas pessoas que fazem parte do público alvo da campanha e ainda não se vacinaram.
As agendas do sábado já estão disponíveis para marcação, que pode ser feita acessando o aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.
As crianças de seis meses até menores de seis anos fazem parte dos grupos prioritários e precisam ser imunizadas. A meta é vacinar aproximadamente 20 mil crianças nesta faixa etária, mas até o momento apenas cerca de 25% dos pais já levaram seus filhos até uma unidade de saúde. Gestantes e puérperas também fazem parte dos grupos que devem procurar a imunização.
Ainda fazem parte dos públicos da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência, idosos, professores, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adultos de 55 a 59 anos de idade, idosos e profissionais de saúde. A campanha segue até o dia 5 de junho.
Como proceder
O agendamento é imprescindível para evitar situações de aglomeração nas unidades, por conta do coronavírus. No momento da marcação online, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove sua situação. Confira na lista abaixo os documentos de comprovação.
A Semus orienta que as pessoas que forem até uma unidade nesse dia tenham em mãos documento que comprove a condição para a vacinação, a carteira de vacinação e que esteja usando a máscara. O funcionamento inicia às 8h e segue, sem fechar no almoço, até as 17h.
Também estão disponíveis horários para marcação da vacina em 34 unidades de saúde para esta sexta-feira, dia 22.
Confira os grupos da 3ª etapa e comprovantes necessários:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade: (5 anos 11 meses e 29 dias): documento de identidade com CPF
– Pessoas com deficiência: laudos ou declarações médicas; comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência
– Gestantes: resultado de teste de gravidez positivo ou carteirinha de gestante
– Puérperas até 45 dias: documento que comprove a gestação como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros
– Adultos de 55 a 59 anos de idade: documento de identidade
– Professores das escolas públicas e privadas: último holerite
Unidades de irão vacinar sábado, dia 23:
- Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
- Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
- Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
- Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
- Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupavas)
- Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
- Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
- ESF Gustavo Haase (Progresso)
- ESF Glodoaldo Lino de Amorim (Ribeirão Fresco)
- ESF Ângelo de Caetano (Fidélis)
- ESF Martin Volles (Itoupava Central)
- ESF Geraldo Schmidt Sobrinho (Salto do Norte)
- ESF Arão Rebello (Velha Grande)
- ESF Augusto César Viana (Água Verde)
postada em 21/05/2020 17:08 – 119 visualizações
Fotos