A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Educação Infantil, promove a II Feira de Experiências da Educação Infantil. O evento, que ocorre de forma virtual, tem como objetivo compartilhar vivências e experiências significativas e enriquecedoras, desenvolvidas pelos profissionais do Município de Itajaí e oportunizadas pelos projetos e práticas pedagógicas fundamentadas nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.
Por se tratar de uma feira virtual, os profissionais da Educação podem conferir, clicando aqui, as práticas que estão sendo desenvolvidas em outras unidades e passar a aplicá-las também com os seus alunos. No espaço virtual, há o registro das vivências desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil do Município e nas unidades credenciadas.
“Essa é uma excelente forma de compartilharmos as vivências e as experiências aplicadas na Educação Infantil do nosso município. A gente percebe muita coisa bacana sendo desenvolvida e, assim, nada se perde, tudo se reaplica. As boas práticas devem ser valorizadas e seguidas”, afirma a diretora da Educação Infantil, Kandy Regina Pereira.
Confira alguns exemplos presentes na Feira de Experiências:
DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA DO MAR
Os alunos do Jardim II, do Centro de Educação Infantil (CEI) Henrique Marques, do bairro São Roque, aprenderam que é possível transformar a água do mar em água potável. Através de experiências guiadas pela professora da turma, os pequenos aprenderam sobre o processo do ciclo da água e a importância de cuidar e preservar a natureza.
PESCARIA ECOLÓGICA
Os alunos do CEI Dra Zilda Arns Neumann, do bairro Cidade Nova, vivenciaram a experiência lúdica de uma brincadeira de pescaria com materiais alternativos, como tampas de garrafa PET e utensílios de cozinha. O objetivo foi proporcionar desafios para o pleno desenvolvimento infantil, garantindo o aperfeiçoamento das habilidades motoras e o contato com elementos da natureza.
UM PLANO PARA SALVAR O MEIO AMBIENTE
A vivência realizada com a turma do Maternal 1 do CEI Professor Manoel Ferreira de Miranda, da Murta, mostrou que nem só de internet vivem as crianças da atualidade. A experiência de sentir texturas, cheiros e toques diferentes, fez com que as crianças vivenciassem momentos de extrema riqueza pedagógica e aprendizado. Eles puderam mexer com a terra, com as mudas de alface, couve-manteiga, salsinha, cebolinha verde e rúcula, além de aprenderem sobre a rega das plantas, o tempo da colheita e até experimentação das verduras plantadas.
LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Desde a segunda semana de agosto, a Língua Inglesa está na grade curricular da Educação Infantil para as crianças de 4 e 5 anos. A disciplina é ofertada por duas horas semanais para o Jardim I e por uma hora semanal para o Jardim II e a Pré-Escola. Ao todo, 6.541 crianças são contempladas com a novidade, que é ministrada nas 67 unidades da Educação Infantil do município.
TEATRO MUSICAL: FROZEN UMA AVENTURA CONGELANTE
Os alunos do CEI Padre Jacob, do bairro São Vicente, assistiram ao teatro musical “Frozen uma aventura congelante”, que evidencia a importância da música no ensino da Língua Inglesa. A música amplia as possibilidades de interação nos mais diversos contextos e desenvolve nas crianças o desejo de interagir com diferentes elementos da cultura, além de ser uma excelente aliada para o aprendizado de um novo idioma. O momento planejado para as crianças envolveu o enredo do filme “Frozen”. A professora de Língua Inglesa se caracterizou como a personagem Elza, o que encantou e envolveu as crianças. O musical possibilitou ainda a interação com jogos de mágicas, o aparecimento do OLAF, o amigo de gelo, coreografias ressignificadas da trilha original do filme e a construção de um “snowman” com materiais não estruturados e reaproveitáveis.