A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, promoveu treinamento em altura direcionado aos agentes de combate às endemias do município. A capacitação foi dividida em duas partes, a primeira em aulas teóricas e a segunda em aulas práticas. O objetivo era orientar sobre as inspeções de difícil acesso, como em caixas d’águas, calhas e lajes, bem como transposição de muros e demais obstáculos. A capacitação prática foi realizada no pátio do Centro Integrado de Saúde (CIS).
A Vigilância Epidemiológica possui todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para que os agentes possam realizar as vistorias de combate à dengue com segurança. A orientação instruiu os servidores sobre as técnicas que devem ser empregadas no dia a dia, diminuindo os riscos de acidentes. Além de práticas sobre inspeção, foram ministradas orientações sobre primeiros socorros e técnicas de avaliação de risco.
Ao todo, oito agentes do município participaram da capacitação. “O intuito é que as orientações passadas neste treinamento que a Secretaria promoveu sirvam para auxiliar e facilitar as inspeções diárias de combate ao Aedes aegypti em locais de difícil acesso, qualificando nossa equipe e diminuindo riscos de acidentes”, destaca Lucio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí.