Secretaria de Saúde reforça a importância das medidas preventivas no combate ao coronavírus

- Advertisement -


A Secretaria Municipal de Saúde está reiterando as medidas de prevenção no combate à Covid-19 após o aumento de casos no estado de Santa Catarina. Regiões, como, por exemplo, o Oeste catarinense, vem sofrendo com a sobrecarga no sistema de saúde. Para evitar o agravamento da situação também em Itajaí, cuja região passou para risco gravíssimo de transmissão da doença, a Secretaria reforça os cuidados para reduzir o contágio do vírus e pede a conscientização da população.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

“A pandemia não acabou. As pessoas não podem relaxar em relação às medidas de prevenção. A vacinação massiva da população ainda irá demorar, enquanto isso todos precisam manter os cuidados para reduzir a transmissão da COVID-19. Somente com esforço coletivo poderemos evitar o colapso do sistema de saúde”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Relembre as medidas básicas de prevenção

– Usar máscara sempre que sair de casa
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel 70%
– Evitar tocar os olhos, boca e nariz sem antes higienizar as mãos
– Ao tossir, cobrir a boca com o antebraço ou um lenço
– Não compartilhar objetos pessoais, como celular, máscaras, copos e outros
– Lavar, antes e depois do uso, objetos de uso comum
– Tenha seu próprio copo, evite itens reutilizáveis de uso coletivo
– Evitar contato físico; ao cumprimentar, não abrace, beije ou aperte as mãos
– Evitar aglomerações
– Manter os ambientes arejados
– Evitar fazer viagens, somente se for extremamente necessário

Com a volta às aulas, o cuidado deve ser redobrado pelos pais e alunos. É importante que os estudantes tenham sempre uma máscara extra para troca a cada duas horas, além de levar uma garrafa de água individual. Na escola, também deve-se manter o distanciamento social.

Sintomas e tratamento

Caso apresente algum sintoma, como dor de cabeça, tosse, febre, cansaço ou perda de olfato/paladar, afaste-se de suas atividades e busque uma unidade de saúde para começar o atendimento precoce. Casos leves podem ir diretamente à unidade de saúde mais próxima de casa; já os pacientes com sinais moderados e graves devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente.

> Clique aqui para acessar os contatos das Unidades de Atendimento à População 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News