Secretaria Municipal de Saúde visita Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)

- Advertisement -


Representantes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram, na quarta-feira (14), no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Florianópolis, para verificar a viabilidade da realização de exames de dengue no Laboratório Municipal de Itajaí. A proposta é trazer a metodologia da capital para o município, possibilitando, assim, o atendimento não só da cidade, mas de toda região da AMFRI.

Atualmente, o LACEN é o único laboratório público que realiza os exames de dengue para todo o estado de Santa Catarina. Somente para Itajaí são realizados cerca de 400 exames por mês. A primeira reunião foi para apresentação de propostas e análise dos equipamentos necessários para implantação dos exames na cidade.

“Esse é um primeiro passo importante para o avanço do controle da dengue em Itajaí e em toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí. Ainda há diversos aspectos técnicos para análise, mas saímos dessa reunião muito esperançosos”, destaca a bioquímica do Laboratório Municipal de Itajaí, Mércia W. Chiminelli.

Além da bioquímica, participaram do encontro a enfermeira da Gerência de Controle de Zoonoses, Simone Silva Menegaz Veit, e o diretor Administrativo da Secretaria de Saúde, Luís Fernando Sanni.

Casos de dengue

Em abril deste ano, foram registrados 129 casos de dengue em Itajaí. Desde então, o número de infecções apresentou queda, com 101 casos em maio e apenas 16 em junho. Por mais que seja uma baixa significativa, a população ainda precisa tomar as devidas precauções para combater o Aedes Aegypti. Nesse quesito, a realização de exames em Itajaí é fundamental para que o bloqueio dos casos seja feito no período adequado para evitar a proliferação do mosquito transmissor.

Para mais informações a respeito do combate à dengue no município, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (47) 3249-5573. 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News