SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2023 VAI DE 18 A 25 DE SETEMBRO

- Advertisement -

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO 2023

A Semana Nacional de Trânsito (prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro) é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, mas ela deveria ser estendida por todos os meses do ano. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade.
O tema definido pelo Conselho Nacional de Transito (Contran), para o ano de 2023 é “No Trânsito, Escolha a Vida”. A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e também aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
A principal finalidade da Semana é conscientizar o cidadão de suas responsabilidades no trânsito, valorizando ações do cotidiano, visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.
No trânsito, as boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no transitar, seja qual for o veículos, ou mesmo os pedestres, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas. Esse é o momento de focar no desenvolvimento de valores, nas posturas e nas atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos. Quem convive diariamente no trânsito precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte.

AS AÇÕES TÊM QUE SER EXATAS

Com o objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança viária, foi iniciada na segunda-feira (18) e vai até domingo (25), a Semana Nacional de Trânsito 2023 – evento previsto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que acontece pelo 26º ano consecutivo e traz para esta edição, o tema: “No trânsito, escolha a vida”. De acordo com a Resolução do Contran, a campanha deverá se estender por todo ano de 2023.“Não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da nossa população”.
Fico pensando sobre toda a luta para melhorar o trânsito e o sistema, por isso o governo tem que olhar sempre com muito carinho para o setor, trazer medidas positivas de melhorias no trânsito, quer nas cidades quer nas estradas. Devemos esquecer o que ocorreu com o governo passado, que levantou a bandeira da não corrupção, da luta contra o jeitinho brasileiro e contra o crime de qualquer espécie. No entanto, quando os problemas chegaram perto de sua família a coisa mudou. Foi mais um governo como os outros e nada mais, a esperança de muitos chegou ao fim e não adianta fazer Semana Nacional de Trânsito ou outras campanhas hipócritas, se itens importantes de segurança forem retirados da obrigatoriedade como tentaram fazer (lembram-se?). Nós mesmos, pedestres e motoristas, temos que fazer acontecer a coisa certa, para evitarmos as milhares de mortes, sequelas e efeitos colaterais que sempre ocorrem quando não obedecemos as normas exatas do trânsito. Esperamos que com este novo governo as coisas melhorem, ou, pelo menos, as determinações sejam mais respeitadas e as normas sejam cumpridas.

Por L. Pimentel

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News