SETOR DE PESCA: FAPESC E SECRETARIA DA AGRICULTURA SELECIONAM PROJETO PARA

MAPEAMENTO PESQUEIRO DO LITORAL CATARINENSE

Conhecer o Litoral catarinense, apoiar os estudos regionais e implementar projetos para a proteção e o manejo dos recursos pesqueiros no Estado. É com esse objetivo que a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Secretaria de Aquicultura e Pesca lançam o Programa de Cooperação para Estudo da Biologia Populacional de Recursos Pesqueiros Catarinenses.
– Este edital é voltado à pesquisa da pesca em todo o litoral catarinense e contempla a produção de um relatório final, com informações importantes, como espécies existentes e forma como são realizadas as práticas em Santa Catarina – explica o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto
A ideia do novo edital é implementar práticas de pesquisa que possam gerar conhecimento sobre a biologia e a ecologia de recursos pesqueiros de relevância à atividade de pesca no Estado, subsidiando a implementação de instrumentos de gestão e políticas públicas na área.

– É um marco importante e histórico para a o setor de aquicultura e pesca catarinense que apresentará soluções inovadoras para a gestão dos recursos pesqueiros em nosso Estado – comemora o Secretário da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo.
Ao total, serão destinados R$ 1,7 milhão para a realização da pesquisa. Entre as espécies pesquisadas estão: anchova; corvina; tainha; camarão sete-barbas, branco e rosa; espada, bagres, siri, entre outros.
A proposta aprovada deve contemplar ainda a integração e troca de experiências entre grupos de pesquisa de diferentes regiões do Estado, sendo o estudo realizado em rede, com pesquisadores de diferentes Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) de Santa Catarina.

SERVIÇO

Quem pode participar: pesquisadores catarinenses de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) públicas ou privadas, sem fins lucrativos.
Submissão das propostas: até o dia 27/11/2023 no link https://editais.fapesc.sc.gov.br/edital-no-14-2023/ – Clique no link para obter informações sobre o edital.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794
Fotos: Felipe Carneiro / Arquivo / Santur

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News