DEFESA CIVIL ALERTA PARA VOLUMES ALTOS DE CHUVA NO RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite de terça-feira (21) um novo alerta para chuvas intensas no estado, com volumes que podem ficar entre 120 mm e 150 mm na metade sul do estado para os próximos dois dias. 

Socorristas do SAMU de Itapema são homenageados na Câmara

- Advertisement -

samuA comemoração do Dia Nacional do Socorrista, no dia 11 de Julho, não passou despercebida pela vereadora Nilza Simas (PSD). Como homenagem ao trabalho que classificou como “heroico”, Nilza destacou a atuação de cada membro da equipe do SAMU de Itapema, entregando uma Moção de Reconhecimento a todos. A vereadora registrou que SAMU itapemense atende às ocorrências locais e também dos municípios vizinhos, e mesmo com tantas dificuldades que enfrentam, atuam com excelência. “Vocês tem minha admiração, minha gratidão, meu respeito. Quando se trabalha com saúde, não basta ter vocação, é preciso querer essa missão que temos nas mãos. Saúde se faz com coração, corpo e alma! E é isso que os socorristas dão em cada ocorrência. Parabéns a todos vocês”, declarou Nilza. O presidente da Câmara, vereador Xavier Legarrea (PMDB) fez questão de chamar cada socorrista, uma a um, para acender ao plenário e receber a moção honrosa do Legislativo de Itapema, sob aplausos do público presente.

 “A dificuldade é grande, mas temos amor pelo nosso trabalho”

O socorrista Daniel José Pinheiro usou a Tribuna do Povo para agradecer, em nome de toda a equipe do SAMU, a homenagem da Câmara. Ele registrou a rotina de dificuldades e de entrega à missão do atendimento de urgência e emergência. “A dificuldade é grande. Mas atos como este, da vereadora Nilza, nos motivam a prosseguir. É uma honra para todos nós do SAMU”, registrou.

Daniel relatou que o dia a dia da profissão é bastante hostil.  “Trabalho há 10 anos no SAMU de Itapema e observo que não temos reconhecimento financeiro e, tampouco, da população. Entendemos que nossa profissão se dá num ambiente hostil, porque quem precisa de socorro está sempre na pressa. Mas aproveito a oportunidade para registrar a importância de prestar as informações pelo telefone 192, quando fazemos a regulação médica. Isso não quer dizer que enquanto a pessoa responde aos questionamentos a ambulância não vai estar a caminho. Muitas vezes essa regulação faz parte do salvamento, e precisamos que a população entenda isso e coopere no atendimento telefônico”, pediu o socorrista.

Sobre a rotina de plantões, Daniel contou que não há hora para o atendimento. “Sabemos que nosso trabalho é vital para a sociedade. Nós poderíamos optar por um avanço salarial trabalhando numa unidade de saúde de segunda a sexta. Mas nós preferimos manter o nosso trabalho, seja no ano novo, seja domingo, no aniversário de um filho, o que for. Porque temos amor pelo que fazemos! Esse uniforme aqui, como disse a Nilza, é missão! Fomos escolhidos para sermos socorristas”, finalizou Daniel, agradecendo ao Legislativo a homenagem.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News