Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 417 foram afetados pelas chuvas que atingiram a região, mais de 300 deles declarando situação de calamidade pública. Nesse cenário, são urgentes ações de solidariedade voltadas para quem perdeu todos os seus pertences.
Em Itapema, as doações podem ser trazidas na própria sede da Conasa Águas de Itapema, localizada na Av. Marginal Leste, 5, ou entregues em um dos pontos de coleta: Marina Jet Life, 31º Batalhão da Polícia Militar e Alliance Negócios Imobiliários.
Estão sendo aceitas doações de cestas básicas, itens de higiene e limpeza, colchões, roupas de cama, água potável, leite, mamadeiras, fraldas infantis e geriátricas, lenços umedecidos, roupas e calçados.
Vamos, em conjunto, ser solidários. Nesse momento, toda ajuda é necessária.
Começa a segunda edição do projeto Óleo Solidário com gincana em escolas municipais de Itapema
![](https://folhaestado.com/wp-content/uploads/2024/05/0-02.png)
Nesta semana, foi iniciada a segunda edição do projeto Óleo Solidário, com uma gincana de arrecadação de óleo de cozinha usado nas escolas municipais em escolas municipais Luiz Francisco Vieira (Ilhota), Educar (Meia Praia) e Francisco Vitor Alves (Morretes). Ao final da gincana, que vai até 4 de novembro, a escola que mais arrecadar óleo receberá um cupom premiado de 6 mil reais para investir em melhorias na sua infraestrutura.
A iniciativa é uma parceria da Conasa Águas de Itapema com a FAACI, o Rotary, a Secretaria Municipal de Educação e a APAE Itapema. “Temos como objetivo conscientizar sobre o descarte correto de óleo e gerar renda para iniciativas de impacto socioambiental”, explica Denis Grassi, superintendente da Conasa Águas de Itapema.
O material arrecadado será vendido para reciclagem, com a renda revertida para a APAE de Itapema e a Fundação Rotaria, que investe em projetos sociais e ambientais na região.
Participação da comunidade
A comunidade em geral também pode contribuir com o projeto, basta armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas pet limpas, transparentes (sem cor) e entregar em um dos pontos de coleta da campanha.
Nesse sentido, é possível contribuir com uma das escolas participantes, levando o seu resíduo na unidade escolar, ou entregar seu óleo de cozinha usado na sede da Conasa Águas de Itapema (Av. Marginal Leste, 5), no atendimento da FAACI (R. 106, 165) ou na APAE Itapema (R. 458, 492).