STA CATARINA: SEMANA COMEÇA COM MELHORA NO TEMPO

- Advertisement -

CHUVAS VOLUMOSAS DEVEM RETORNAR A PARTIR DE QUARTA

A aproximação de um sistema de alta pressão pelo RS favorece a melhora gradativa das condições do tempo em Santa Catarina no decorrer desta segunda-feira, 9. Ao longo da manhã, a nebulosidade diminui em áreas do Grande Oeste, onde o sol predomina durante a tarde. No litoral e em áreas próximas (centro/leste do estado), a oferta de umidade do oceano para o continente favorece maior cobertura de nuvens com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. Apesar da melhora no tempo nesta segunda-feira, a meteorologia da Defesa Civil aponta que a chuva volumosa deve retornar ao estado nas próximas quarta e quinta-feira, 11 e 12 de outubro.
“Do ponto de vista meteorológico, essa melhora no tempo é importante, mas sobre o risco de deslizamento e escoamento de água, ainda não dá para dizer que está tudo bem, outras regiões poderão ser alagadas. Nada foi desmobilizado, nenhum cuidado foi descartado. O impacto das fortes chuvas no estado ainda será sentido nos próximos dias. Santa Catarina vai completar praticamente 10 dias de efetivo impacto”, alerta diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Cesar Nunes
Nesta segunda-feira, o risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos, em decorrência dos volumes registrados nos dias anteriores. Os ventos sopram com fraca intensidade e sem direção predominante, estando de sul/sudeste com rajadas de até 45km/h no Litoral Norte. As temperaturas se mantêm amenas e o mar fica pouco agitado com ondas de sudeste/leste entre 1,3 e 1,8 m.

TERÇA-FEIRA (10)

Na terça-feira 10, o sistema de alta pressão segue garantindo tempo firme com predomínio de sol em grande parte do estado, especialmente à tarde, entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e parte do Planalto Norte. Entre a Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a circulação marítima mantém maior cobertura de nuvens e há condição para chuvas fracas passageiras, sobretudo nos extremos do dia. O risco seguirá alto para deslizamentos devido a água presente no solo. As mínimas variam entre 8 e 12°C na Serra e de 11°C a 17°C nas demais regiões. À tarde as máximas oscilam entre 27 e 30°C no Extremo Oeste, 23°C a 27°C no Litoral Sul e de 21°C a 24°C nas demais áreas, estando ainda menores nas áreas serranas.

QUARTA-FEIRA (11)

A quarta-feira, 11, ainda inicia com predomínio de tempo firme na maioria das áreas, no entanto, o retorno do fluxo de umidade e ar quente do norte do país e a atuação de sistemas de baixa pressão pela atmosfera, devem favorecer o retorno das instabilidades ao longo do dia, com condição para temporais acompanhados de chuva forte a volumosa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, principalmente em regiões como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, que ficam próximas à divisa com o RS. Nas demais áreas, não descarta-se a ocorrência de temporais isolados, especialmente a partir da tarde. O risco seguirá alto para deslizamentos devido a água presente no solo e deve ser entre moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. Os ventos sopram com rajadas moderadas do quadrante norte em pontos do Oeste e do Litoral Sul com risco baixo para ocorrências associadas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira, 12, os temporais, associados a formação e passagem de uma frente fria por SC, seguem ocorrendo e avançam em direção ao nordeste e norte do estado, especialmente entre a madrugada e o período da manhã, persistindo durante o restante do dia, com condição para chuva forte a volumosa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos. Na sexta-feira, 13, o ingresso de um sistema de alta pressão traz de volta condição de tempo firme com predomínio de sol, especialmente em áreas do Oeste e regiões próximas ao RS. Nas demais regiões, apesar do tempo mais firme, a circulação de umidade ainda favorece maior quantidade de nuvens.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News