02-04-2025: Os lixos eletrônicos podem conter mais de 20 tipos de componentes químicos com riscos para à saúde e que poluem o meio ambiente. Por isso, é essencial fazer o seu descarte de forma correta.
Para te ajudar nessa tarefa, contamos com um ponto de coleta aqui na nossa sede, na Av. Marginal Leste, nº 5. Nela podem ser descartados eletrônicos obsoletos, danificados ou não utilizados, como mouses, carregadores, teclados, monitores queimados, entre outros.
Essa iniciativa é uma parceria com a Químea e a Fox Indústrias, que recolhem e realizam a gestão dos resíduos, e reforça nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde pública.
Agora você já sabe: quando tiver eletrônicos parados, basta trazer para descarte no nosso Ecoponto!
Gato e água não combinam!
Essa é a mensagem da nova campanha da Conasa Águas de Itapema, que está intensificando suas ações de combate ao furto de água na cidade de Itapema. Sob o nome popular de “gatos”, essa prática criminosa tem sido alvo de intensas fiscalizações, e com o apoio da Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal tem resultado na prisão em flagrante de comerciantes que manipulam a ligação de água em seu imóvel.
A empresa tem se empenhado em identificar e punir os responsáveis pelos “gatos”, que além de cometerem uma violação à lei, prejudicam todo o sistema de abastecimento da cidade. Vazamentos, perdas de pressão e até mesmo falta de água podem ser causados por essas adulterações fraudulentas.
Por isso, a Conasa Águas de Itapema faz um apelo à população: regularize sua ligação de água, fique atento a qualquer anormalidade e cumpra a lei para evitar problemas com a justiça e comprometer o abastecimento do seu imóvel.
Afinal, como diz o superintendente da concessionária Denis Grassi, “não podemos permitir que os bons paguem pelos maus”. Não deixe que os “gatos” comprometam o abastecimento da cidade e a segurança de sua ligação de água, denuncie para a companhia qualquer situação fraudulenta. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone ou whatsapp (47) 3268-8200.
As penalidades previstas no Código Penal Brasileiro para o furto de água são severas, quem subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel pode ser condenado a pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Caso o crime seja cometido com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza a pena de reclusão é de dois a oito anos, e multa. Não deixe que “gatos” seja uma alternativa para diminuir custo, preserve a água e evite o desperdício. Lembre-se: “Gato e água não combinam!”