No Reino Unido, Partido Trabalhista conquista vitória esmagadora.
Keir Starmer se reúne com Charles 3º e se torna primeiro-ministro do Reino Unido — Foto: Yui Mok/Pool Photo via AP.
O Partido Trabalhista, de centro-esquerda, confirmou a vitória esmagadora nas eleições para o Parlamento Britânico depois de 14 anos. A legenda conquistou mais de 410 assentos para o Parlamento, superando com folga o mínimo necessário para assegurar a maioria na Casa durante a madrugada desta sexta-feira (5).
Eram necessários conquistar 326 assentos dos 650 disponíveis no Parlamento do Reino Unido para vencer as eleições. Até a última atualização desta reportagem, os Trabalhistas tinham 412, contra 120 dos Conservadores.
Keir Starmer, líder dos Trabalhistas, foi nomeado nesta sexta-feira o novo primeiro-ministro do Reino Unido. Durante seu discurso, ele disse que o mandato exigirá “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar imediatamente para melhorar o país. “Temos que devolver a política ao serviço público. Mostrar que a política pode ser uma força para o bem”, afirmou.
O resultado está sendo tratado pela mídia britânica como uma “lavada” dos Trabalhistas. Por outro lado, o Partido Conservador, do primeiro-ministro Rishi Sunak, sofreu uma derrota histórica. Ao contrário do que ocorreu no Brasil nas últimas eleições, Sunak admnitiu a derrota e afirmou que ligou para Starmer para parabenizá-lo. Ele também prometeu uma transição pacífica e ordeira.
COMO FICA O PARLAMENTO?
Veja o desenho do Parlamento do Reino Unido até a última atualização:
- Partido Trabalhista (centro-esquerda): aumenta de 205 para 412 assentos (+207)
- Partido Conservador (centro-direita): cai de 344 assentos para 120 (-224)
- Partido Liberal Democrata: aumenta de 15 para 71 (+56)
- Partido Nacional Escocês: cai de 43 para 9 (-34)
- Sinn Féin: manteve 7
- Partido Reformista (extrema direita): aumenta de 1 para 4 (+3)
- Partido do País de Gales: sobe de 3 para 4 (+1)
- Partido Verde: sobe de 1 para 4 (+3)
- A definir: 3
- Outros: 16