MPSC ESCREVEU IMPORTANTE CAPÍTULO NA INFRAESTRUTURA DE SANTA CATARINA

Artigo publicado no 4º Fascículo do Atlas Geográfico de Santa Catarina, lançado nesta quinta-feira (18/4), mostra como a atuação articulada do Ministério Público mudou por completo um cenário no qual apenas 12% das cidades davam destino correto aos resíduos.

Tratamento da água

- Advertisement -

A água tratada consumida nas casas passa por um longo percurso antes de chegar às torneiras. A água é captada nos mananciais e submetida a diversos procedimentos de filtragem e desinfecção para, só então, ser distribuída à população. O processo de tratamento, desde a captação em rios, lagos ou lagoas de água bruta, é fundamental para os cuidados com a saúde pública.

Testes de qualidade

A água captada é direcionada às Estações de Tratamento onde passa por várias etapas e procedimentos para torná-la própria ao consumo humano. Com todos os testes de qualidade realizados, a água tratada segue para os reservatórios de onde será distribuída para a população.

Retorno ao meio ambiente

O ciclo de saneamento não termina no abastecimento de água. Os resíduos da água utilizada nos imóveis escoam para uma rede coletora e é encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto. Novas etapas de higienização irão garantir que a água retorne ao ambiente sem causar danos à natureza.

Cuidados em casa

Mas para que esse processo aconteça, a população precisa cuidar para que nenhum objeto sólido seja enviado para a rede coletora de esgoto. Também precisa ficar atenta para que o óleo usado não seja despejado em pias e encaminhado para o esgoto porque a gordura irá danificar o sistema. Além disso, todas as pias precisam contar com caixa de gordura limpas periodicamente.

Responsabilidade do cidadão

A rede coletora de esgoto nos imóveis também não pode estar conectada à rede de drenagem da água da chuva. Se isso acontecer, os riscos de transbordamento do esgoto dentro do imóvel ou em vias públicas são altos. E nas regiões onde não existem redes coletoras de esgoto, os moradores precisam garantir que o seu imóvel conte com uma fossa séptica com filtro e sumidouro para que o esgoto passe por um tratamento primário e não seja enviado diretamente para rios, córregos ou lagos, poluindo o meio ambiente e propagando doenças para a população.

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Must Read
- Advertisement -
Related News

Isso vai fechar em 20 segundos