Turismo: Missão da Costa Esmeralda à Festuris reforça integração regional e inspira novas práticas para o setor

Comitiva participou da feira em Gramado, em uma agenda de imersão e aprendizado que fortalece o turismo regional

Porto Belo, novembro de 2025 – Um grupo com 28 representantes do trade turístico da Costa Esmeralda participou, entre os dias 5 e 9 de novembro, da Festuris Gramado, Feira Internacional de Turismo, em uma missão técnica empresarial, ação com iniciativa do Governo Municipal através da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Porto Belo em parceria com o Sebrae, apoio do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e CITMAR .

A iniciativa reuniu lideranças públicas e privadas dos municípios de Porto Belo, Itapema e Bombinhas, com o objetivo de fortalecer a integração regional, buscar inovação e ampliar a competitividade dos destinos. Além da presença de empresários de lideranças dos municípios estavam presentes nas atividades o vice-prefeito de Porto Belo, Ailto Neckel, o presidente da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcos Jaques, e Carlos Eduardo Boaventura, secretário de turismo de Bombinhas, que representaram os municípios em uma das mais importantes feiras de turismo da América Latina.

A programação incluiu visitas técnicas, encontros com empresários, e rodadas de negócios. Um dos momentos mais marcantes foi a recepção oferecida pelo Restaurante Soleil, conduzida por Josiano Schmitt e Enzo Arns, referências na hospitalidade e na gestão de turismo de Gramado. A visita proporcionou aos participantes uma imersão na cultura local e na gestão de um dos destinos mais consolidados do país.

Para Zene Drodowski, diretora executiva do Citmar, a união entre os municípios é o principal diferencial da missão. “Quando os municípios se unem em uma missão como essa, todos ganham. A integração fortalece o turismo regional porque permite trocar experiências, compartilhar aprendizados e pensar o desenvolvimento de forma coletiva. Cada cidade tem suas potencialidades, e quando atuamos juntos conseguimos construir uma identidade mais forte e promover nossos destinos de forma integrada”, explica.

O Sebrae/SC, um dos principais articuladores da ação, destacou o papel estratégico de iniciativas como essa para o fortalecimento do empreendedorismo regional.

– Ao promover a Missão Técnica Empresarial à Festuris, o Sebrae/SC reforça seu papel de impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento regional. Essa experiência permite aos participantes conhecer tendências e práticas inovadoras que podem ser adaptadas à realidade local, fortalecendo a competitividade dos pequenos negócios – afirma Valdirena Riva Argenta, gestora do Projeto de Turismo do Sebrae Foz.

Diretora Executiva do Costa Esmeralda Convention e Visitors Bureau, Márcia Timóteo ressalta que a presença da entidade na missão reflete seu compromisso em promover o destino e fortalecer a relação entre o setor público e a iniciativa privada.

– O Convention tem como principal papel a promoção do destino que representa, executando ou apoiando ações de desenvolvimento local. Nossa entidade é o elo entre o poder público e o privado, e a união dessas forças gera resultados imensuráveis para a região – pontua.

Entre os empresários participantes, Hellen Schuart Gomes, que atua há mais de 20 anos na hotelaria familiar, destacou o aprendizado proporcionado pela imersão.

– A visita ao Soleil foi muito significativa, uma verdadeira imersão na cultura hoteleira de Gramado. A Festuris me proporcionou uma visão mais ampla da gestão do turismo e novas possibilidades de parceria. Saio com a convicção de que podemos evoluir na forma de vender nossos produtos, valorizando o destino como um todo, para que todo o comércio seja beneficiado.

A experiência em Gramado também reforçou a importância de boas práticas de gestão, governança e qualificação. “Levo daqui a certeza de que investir em organização, governança participativa e qualificação é o caminho. A Costa Esmeralda tem um potencial enorme e pode se tornar referência em hospitalidade e experiências memoráveis”, completa Zene Drodowski.

A missão empresarial foi encerrada com a certeza de que o trabalho conjunto entre empresários, poder público e entidades representativas é o caminho para consolidar a Costa Esmeralda como um destino unificado, sustentável e competitivo no cenário

————————–

Texto: Valéria Berti / tella.comunicacao@gmail.com

Assessoria de Comunicação

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
- Advertisement -
Ultima notícia
- Advertisement -
- Advertisement -
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News